Educação em Pauta aborda violência contra criança e adolescente

11 de set de 2008 - dev

A terceira edição do “Educação em Pauta”, desenvolvido pela Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), tem como tema “A Importância da Escola no Combate à Violência Infanto-juvenil”. O evento acontece nesta sexta-feira (12), às 10 horas, no auditório do Anexo II, no Parque Solar Boa Vista.

Para abordar o tema, estará presente o assessor jurídico do menor da 1ª Vara da Infância e Juventude, Marcel Cadidé Mariano, bacharel em Direito e professor licenciado em História. O palestrante falará sobre Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o papel da instituição de ensino e educadores no combate à violência doméstica.

O ECA, que completou no dia 13 de julho sua maioridade, destaca, no artigo 227, o papel da família, sociedade e Estado na defesa das crianças e adolescentes: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

A coordenadora da CRE Itapuã, Enaide Tavares, considera a discussão do tema de extrema urgência e muito significativa e providencial para o momento atual: “Discutir a violência é primordial. Essa ação é muito importante porque nos orienta sobre como proceder e nos indica caminhos para encontrar uma saída. Acredito que a mudança acontece através da Educação. É na relação dentro da família e na escola que se pode promover conscientização”.