ESCOLA EM PAUTA: CMEI é pioneiro na utilização de jogos digitais na pré-escola  

05 de jan de 2016 - Jornalismo

O Centro Municipal de Educação Virgem de La Almudena (Candeal – Regional Centro), que tem como marco o trabalho com artes e musicalidade, se tornou pioneiro na cidade na interação com jogos digitais na educação pré-escolar. O Projeto Jogos Digitais e Experiências de Aprendizagens na Pré-Escola está entre os sete finalistas de um concurso que objetiva captar ideias inovadoras em Educação.

Segundo a gestora do CMEI, Isa Coutinho, o interesse em propor uma prática educativa que envolvesse os jogos digitais surgiu da observação cotidiana das crianças em interação com os dispositivos móveis. Essas interações, na maioria das vezes, ocorriam durante a chegada ao CMEI ou em seu percurso. Relatos dos pais durante as reuniões também confirmaram tais comportamentos. Além de suscitar inquietações sobre o interesse pelo equipamento, investigar o que era acessado e como os pais percebiam esse comportamento se tornou oportuno.

Conhecer as possibilidades de interação com as tecnologias na educação pré-escolar e a expectativa da família a tal respeito, poderia sugerir novas formas de intervenção e inovação para as práticas da educação infantil. Diante disso, foi elaborado um projeto piloto que pudesse contemplar aspectos de investigação e ação para a construção de uma prática educativa com jogos digitais na pré-escola.

Saiba mais sobre o programa ouvindo a entrevista completa com a gestora Isa Coutinho, convidada do programa Educação em Pauta do dia 05 de janeiro de 2016.