Educação em Pauta homenageia mulher negra

23 de jul de 2009 - dev

Cerca de 100 educadores da rede municipal participaram da 8ª edição do Educação em Pauta, que aconteceu nesta quinta-feira (23). O programa foi implantado pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), em 2008, com o objetivo de otimizar o processo de comunicação entre o órgão, suas escolas e a sociedade. Desta vez, o tema abordado foi uma homenagem ao Dia Municipal da Mulher Negra, que é comemorado em 25 de julho.

O evento foi realizado pelo Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes – FIEMA com a palestra “Mulher Negra: Identidade e Educação”, ministrada pela socióloga Vilma Reis, coordenadora executiva do CEAFRO, instituição que trabalha pela igualdade racial e de gênero. Outra palestrante foi a pedagoga e coordenadora do Instituto Nextel, Maria Luiza Passos.

A gestora do FIEMA, Adriana Nascimento, reforçou o compromisso em lutar por políticas públicas que valorizem a contribuição da mulher negra na cidade de Salvador e afirmou que as ações do Fundo tem gerado bons frutos para a população mais carente da cidade. “As oficinas profissionalizantes, como as aulas de artesanato e pintura de camisetas, estão fazendo sucesso. Muitas pessoas já estão ganhando seu próprio dinheiro com as aulas oferecidas pelo FIEMA”, afirma.

Já o secretário municipal de Educação, Carlos Ribeiro Soares, garantiu que se depender da Secult, “as ações do FIEMA vão ganhar novos horizontes”. “Em 25 de julho do ano que vem, as mulheres negras de Salvador terão ainda mais motivos para comemorar”, promete o secretário.