Educação especial é tema de seminário para gestores nesta quarta-feira (1º)

31 de maio de 2016 - Jornalismo

Os gestores da rede municipal de ensino, técnicos da Secretaria Municipal da Educação (SMED) e representantes das Gerências Regionais de Educação (GREs) vão participar nesta quarta-feira (1º), do Seminário Educação Especial e Política Educacional. O evento será realizado no Auditório do Hotel Sol Bahia Atlântico (Patamares), das 8h às 17h.

O objetivo do encontro é proporcionar conhecimento sobre a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), identificação do aluno com altas habilidades e/ou superdotação, bem como esclarecimentos acerca dos serviços da Educação Especial disponíveis tais como apoio à inclusão dos alunos com deficiência incluídos na sala comum das escolas públicas municipais, além de proporcionar uma ampla reflexão acerca do paradigma da inclusão educacional.

O avanço no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência se deve às políticas públicas implementadas nos âmbitos federal, estadual e municipal, bem como a ampliação de visão de todos os profissionais envolvidos com o processo educativo.

Confira a programação:

8h – Acolhimento

Apresentação artística: Hino Nacional em Libras – Aluno da AESOS

8h30 – Composição da mesa

9h – Lançamento do Documento de Apoio à Inclusão (Jaqueline Araújo DIPE/SMED)

9h30 – Conferência: Educação e a Lei Brasileira de Inclusão (Drª Cintia Guanaes – MP)

10h30Considerações da assistência

12hIntervalo para almoço

13hPalestra: Altas Habilidades/Superdotação: como identificar e o que fazer com esse aluno? (Dartilene Andrade – Mestra em Educação – Nucleo de Altas Habilidades/Superdotação do Colégio Estadual Serra Valle)

14h30Considerações da assistência

15hPainel: Rede de Apoio à Inclusão

(Coordenação: Teresa Cristina de Holanda Sousa – DIPE/SMED)

1) 15h – Salas de Recursos Multifuncionais: que espaço é esse no qual estou inserida? (Iolanda Augusta dos Santos, Professora do AEE da Escola Municipal Novo Marotinho)

2) 15h30 – Centro de Atendimento Educacional Especializado CAEE: qual a importância desse serviço para os alunos da Rede Pública Municipal?

 (Laura Lídice – Instituto de Cegos da Bahia – ICB)

3) 16h – Profissional de Apoio à Inclusão: qual o papel desse profissional? (Maria do Carmo Passos – DIPE/SMED)

17hEncerramento