Educação inaugura escola modelo no Subúrbio

25 de mar de 2009 - dev

Na semana de aniversário da Cidade do Salvador, a comunidade de Ilha Amarela, no Subúrbio, tem motivos de sobra para comemorações. Na próxima sexta-feira (dia 27), às 9h, a população recebe das mãos do prefeito João Henrique e do secretário de Educação, Carlos Ribeiro Soares, uma nova escola com padrões de qualidade de alto nível. A Escola Municipal Manoel Henrique da Silva Barradas é destinada a alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovem e Adultos.

Pelo tamanho da sua estrutura física e qualidade das salas, banheiros, laboratórios e áreas de lazer, a Manoel Barradas será considerada escola modelo entre as unidades da capital. Com capacidade para mais de mil alunos, a escola possui 10 salas de aula, quadra poliesportiva, biblioteca, brinquedoteca, sala de leitura, refeitório, 500 metros quadrados de área de circulação coberta, além de laboratório de informática, equipado com 10 computadores de última geração.

A escola será a primeira unidade construída e inaugurada na atual gestão do prefeito João Henrique e dará início à maratona de reinaugurações das unidades da rede municipal de ensino, que vai acontecer em 2009.

Justa Homenagem

O nome Manoel Henrique da Silva Barradas é uma justa homenagem ao filho dos portugueses Antônio da Silva Barradas e Laura Figueiredo Barradas, que nasceu em outubro de 1906 e desde cedo mostrou vocação para os estudos.
Mas havia uma outra paixão que lhe renderam bons frutos: o esporte. Em Salvador dedicou-se ao esporte como sócio do Esporte Clube Vitória, onde chegou a ser presidente e ajudou a construir o Estádio do Barradão, em 1980, quando o seu genro João Durval Carneiro era governador.

Em Ilhéus, no sul baiano, também deixou sua marca. Fundou o Clube Social e recebeu da Câmara Municipal o título de cidadão ilheense. Já pelo Flamengo do Rio de Janeiro praticou natação, pólo aquático e remo, onde participou de diversas competições importantes.