Educação inclusiva é tema de minicurso

04 de fev de 2009 - dev

“A Inclusão de Pessoas com Deficiência na Rede de Ensino” foi tema hoje (04) de um dos minicursos oferecidos pela Jornada Pedagógica 2009, realizada pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) que teve início no dia 3 e só termina na sexta-feira, dia 6.

Para a professora Luciana Rasteli, responsável pela aula sobre educação inclusiva, “o professor deve estar comprometido com o aprendizado do aluno e acreditar que todos conseguem desenvolver suas habilidades”. Lembrou ainda que é preciso estimular constantemente o aluno, aumentando a sua auto-estima.

Cerca de 5 mil educadores estão participando do evento. Os professores puderam escolher os cursos, entre diversas temáticas como “Idéias e técnicas para contar histórias”, “Alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento”, “Educação ambiental” e “Reforma Ortográfica”.

Nos dois primeiros dias (3 e 4), aconteceram mais de 80 oficinas no Hotel Pestana e Centro de Convenções da Bahia. Nos dias 5 e 6, os encontros serão nas respectivas unidades de ensino, quando os educadores estarão envolvidos na elaboração de planejamento anual e organização das escolas para a chegada dos estudantes.

De acordo Anália Santana, professora da rede, os cursos possibilitam discussão de temas e aprendizado através de um novo olhar para os educadores, que consequentemente refletem dentro da sala de aula.

O secretário de Educação, Carlos Ribeiro Soares, comemorou a participação dos professores na Jornada. “É muito gratificante ver como os professores da rede são comprometidos com o trabalho. A Jornada tem programação de qualidade indiscutível o que certamente trará grandes resultados para a educação de Salvador”, afirma.