Educação inclusiva: Uma das diretrizes da SMEC

08 de abr de 2005 - dev

Inclusão. Esta é uma das palavras que define o trabalho desenvolvido pelo Instituto Guanabara, entidade que atende jovens e crianças portadores de necessidades especiais. Atualmente a SMEC desenvolve uma parceria com o Instituto, disponibilizando os profissionais da área pedagógica e suporte técnico para o atendimento das crianças.

Em atividade desde 1980, o Instituto Guanabara desenvolve um trabalho diferenciado com essas crianças e jovens portadores de deficiência mental e distúrbios do comportamento, reabilitam e habilitam para o trabalho e para vida social, utilizando fatos do cotidiano como exemplos e como sugestão de atividade á ser desenvolvidas.

A superintendente do Instituto Guanabara, Maria José Teixeira afirma que o trabalho social realizado pela entidade preza principalmente pela criação e conservação da auto-estima dos alunos atendidos pelo instituto. “Incentivamos o potencial, apresentamos para os nossos alunos todas as oportunidades possíveis, não olhamos para ele com limitações, eles saem daqui sabendo que são iguais a todos”, declara.

Prova desta declaração é que durante a I MOSTRA POEMAS DECLARO MEU AMOR A SALVADOR da rede municipal de ensino, o aluno do Instituto Guanabara, Paulo César Campelo Lobo teve um dos seus poemas expostos. È a SMEC produzindo educação e cidadania para todos.