Educação municipal promove festival de ginástica rítmica e artística

03 de dez de 2007 - dev

Ana Amélia Carvalho

Cerca de 1.500 alunos da rede municipal de ensino agitaram, na tarde de hoje (03), o Ginásio de Esportes do Colégio Salesiano, situado no bairro de Nazaré, com um espetáculo de ritmos e coreografias. O evento marcou o I Festival Municipal de Ginástica Rítmica e Artística promovido pela Secretaria da Educação e Cultura do município.

A ginástica rítmica e a ginástica artística são modalidades integrantes do calendário esportivo desenvolvido pela SMEC, lançado dia 06 de julho com diversas atividades para o 2º semestre. “A elaboração do calendário teve como objetivo organizar as ações desenvolvidas pela coordenação de esportes e prestar contas à sociedade de tudo que vem sendo realizado pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura na área de esportes. As duas modalidades de ginástica representam uma novidade na rede municipal de ensino”, pontua Ivone Portela, coordenadora do programa de educação esportiva da SMEC.

Com muito charme e brilho, 15 escolas municipais se apresentaram para uma platéia animada que acompanhou ao som de muitas palmas. Presente ao evento, Gilson Trindade, ex-jogador da seleção brasileira de basquete, observa que “o ginásio ficou pequeno para tanto aplauso e destaca que a adoção da prática desportiva agrega valores muito importantes para o desenvolvimento da cidadania. Os familiares dessas crianças e adolescentes estão orgulhosos de verem seus filhos engajados nesse trabalho de educação esportiva resgatado pela SMEC. Este ano está sendo muito feliz para todos nós”.

Para Marcos Vinicius, 9 anos, estudante da 2ª série da Escola Municipal Cidade de Itabuna, “as apresentações de ginástica são muito bonitas. Eu gosto de assistir”, relata encantado. A professora da modalidade esportiva, Patrícia Chaves, afirma que “o trabalho é muito gratificante. Foram quatro meses de preparação e aos poucos conseguimos a realização dessa tarefa com a iniciação da ginástica rítmica e artística. Torço para que esse trabalho continue no próximo ano e que amplie para um maior número de escolas da rede”.

Para o encerramento, o Grupo de Ginástica Olímpica da Bahia – GORBA apresentou com muita graça e beleza uma coreografia utilizando os aparelhos próprios desta modalidade esportiva, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita.