Educação municipal realiza ações de incentivo à leitura

14 de dez de 2007 - dev

Em 2007, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura realizou diversas ações para o incentivo à leitura e a freqüência dos alunos às bibliotecas da rede municipal de ensino. Entre elas a aquisição de novos volumes e a realização de aulas a céu aberto. Através da Lei Municipal 7097/2006, 2007 tornou-se o Ano Municipal da Leitura..

Os alunos da rede municipal de ensino contam com 66 bibliotecas e 79 salas de leitura, realizando aproximadamente 18.000 atendimentos nas escolas e às comunidades próximas as respectivas unidades escolares. Em 2007, foram inauguradas bibliotecas nas escolas Frei Leônidas, Tenente Almir, Coração de Jesus, Manoel Faustino e Virgen de La Almudeña. E, recentemente, foram convocados 20 bibliotecários aprovados em concurso público, ampliando o quadro de pessoal dessa área na rede escolar de ensino.

Uma outra experiência bem sucedida, realizada em 2006, foi a implantação da primeira Biblioteca Ambiental de Salvador: a Biblioteca Padre Francisco Javier Barturen, localizada na Escola Municipal de Botelho, na Ilha de Maré, tendo como público alvo os moradores das comunidades de Botelho, Praia Grande, Bananeiras, Santana e Nossa Senhora das Candeias.

Outra ação foi a elaboração do Regulamento do Sistema de Bibliotecas, visando normatizar os serviços e definir os tipos de materiais disponíveis para empréstimo; os direitos e deveres dos usuários, as competências das bibliotecas e salas de leitura.

Ano Municipal da Leitura

Dentre as ações do Ano Municipal da Leitura, ocorreram no Centro Histórico de Salvador uma série de “Aulas a Céu Aberto”, estimulando a consciência coletiva sobre a importância da leitura para o desenvolvimento intelectual da população. Nas seis edições realizadas, os participantes, dentre eles milhares de alunos das escolas municipais, apreciaram apresentações culturais, atividades lúdicas e a visita aos sítios históricos do Pelourinho.

Diversas empresas contribuíram com doação de livros às escolas. A empresa DPaschoal, por exemplo, doou 38.000 obras, contemplando todas as 368 escolas da rede municipal de ensino, as bibliotecas públicas e as 11 bibliotecas comunitárias de Salvador. Além disso, o Jornal A Tarde, a Unifacs e a Sul América Seguros também já realizaram doações de livros.