Educação municipal recebe reforço de R$ 500 mil

08 de maio de 2011 - dev

A rede municipal de ensino amanheceu em festa neste domingo. Isso porque, além da comemoração pelo Dia das Mães, o programa estadual Todos pela Escola recebeu um reforço de R$ 500 mil, doados ao Instituto Ayrton Senna, que investirá em dois projetos para quatro escolas públicas e uma comunitária de Salvador.

A verba, que veio a partir da ‘compra’ da barba do governador Jaques Wagner, vai beneficiar cerca de mil alunos das cinco escolas localizadas nos bairros Calabar e Alto das Pombas com os projetos Gestão Nota 10 e Circuito Campeão.

A solenidade de doação, que contou com a presença do governador Jaques Wagner, do prefeito João Henrique Carneiro, dos secretários estadual e municipal da Educação, Oswaldo Barreto e João Carlos Bacelar, além da presidente da ONG e irmã do piloto Ayrton Senna, Viviane Senna, autoridades e comunidade, foi na manhã deste domingo, na Escola Municipal Tertuliano de Góes, na Federação.

As unidades que serão atendidas são o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Calabar, Escola Municipal Tertuliano de Góes, Municipal Conjunto Assistencial Nossa Senhora de Fátima, Municipal Casa da Amizade e a comunitária Escola Aberta do Calabar.

A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Cultura e Lazer da Prefeitura (Secult), Gilmara Cunha, o desenvolvimento na gestão escolar terá um impacto direto no ensino. “A influência é direta. A gestão envolve não só o diretor, mas sua equipe e o conselho diretor. O plano de trabalho poderá ser feito em cima de um diagnóstico mais correto, com metas mais reais”, disse.

“Agradeço o gesto do governados, que vem a se somar com o esforço do prefeito, através da nossa secretaria, de fazer uma revolução na educação pública de Salvador, que passa pela reestruturação de toda a rede física escolar, reforço das ações pedagógicas e melhoria da qualidade de ensino”, comemorou o secretário municipal da Educação, João Carlos Bacelar.

O prefeito João Henrique também agradeceu ao governador e ao Instituto por terem escolhidos as escolas de Salvador para serem beneficiadas com o recurso. “Nós temos um aluno na rede municipal que foi medalha de ouro na Olimpíada de Matemática do ano passado. Isso nos deixa muito feliz. Então, eu só tenho a agradecer e desejar que esse recurso nos traga ainda mais primeiros lugares em tudo que for relativo à educação”, finalizou.

PROJETOS – O programa Gestão Nota 10 é dirigido a gestores de educação, fornecendo capacitação e ferramentas gerenciais com objetivo de elevara a qualidade da aprendizagem de forma eqüitativa, bem como promover a articulação de todas as condições necessárias para a eficácia dos processos educacionais.

O projeto trabalha com indicadores e estabelece metas a serem parceladas e cumpridas pelas escolas e secretarias de educação, devidamente ajustadas a cada ano letivo a partir da realidade dos resultados obtidos no ano anterior. A ação está presente em 512 municípios de 18 estados brasileiros.

Já o Circuito Campeão introduz, nos primeiros anos do Ensino Fundamental das redes regulares, ferramentas de gestão da aprendizagem como soluções concretas para estancar a má qualidade de ensino. O objetivo é garantir o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, de cálculos matemáticos e de compreensão de fenômenos naturais e sociais, de maneira a contribuir para permanência e sucesso do aluno na escola.

O programa utiliza nas escolas e secretarias uma cultura de gestão focada em resultados de aprendizagem, priorizando políticas de alfabetização e de acompanhamento das quatro primeiras séries do ensino fundamental e é desenvolvido em 589 municípios de 22 estados do país.