Educação preparada para receber os mais de 140 mil alunos

05 de fev de 2009 - dev

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) já está preparada para receber os mais de 140 mil alunos matriculados na rede de ensino da Prefeitura. O ano letivo para os estudantes tem início na segunda-feira (dia 9) e para os professores, as atividades começaram com a Jornada Pedagógica, que está sendo realizada até sexta-feira (dia 6), envolvendo mais de 5 mil docentes.

As escolas estão sendo preparadas e as que precisam de reforma, reparos e ampliação serão atendidas por um plano emergencial que beneficiará todas as unidades em situação crítica até a primeira quinzena de março, sem que haja prejuízo para os alunos. Para isso, a coordenação pedagógica da Secult está elaborando um calendário especial.

A alimentação escolar está chegando às escolas e até segunda-feira todas as unidades estarão abastecidas para oferecer uma refeição, diariamente, aos alunos do 1º ao 9º ano e três para as crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), que este ano já têm cerca de 19 mil alunos matriculados nas suas 66 unidades.

A novidade para este ano serão os uniformes da rede municipal que ganharam novo layout. O processo licitatório está sendo preparado e a previsão é de que até o final de março o novo fardamento comece a ser distribuído com todos os alunos matriculados na rede. O kit contém uma calça, duas camisas e um tênis.

A onda de violência que ameaça algumas escolas localizadas em bairros considerados de risco é motivo de preocupação para a Prefeitura. Além dos programas que divulgam a cultura da paz nas escolas, o secretário da Educação, Carlos Ribeiro Soares, está buscando apoio da Secretaria Estadual de Segurança Pública, no sentido de ampliar as ações do projeto Ronda Escolar, especialmente nos bairros onde a violência tem sido responsável, inclusive, por boa parte da evasão escolar.

Escola premiada

A Escola Municipal Metodista Susana Wesley, premiada em 2008 nacionalmente pelo seu projeto interdisciplinar, tem uma programação especial para os alunos. Uma aula inaugural vai lembrar aos alunos todos os prêmios recebidos pela escola e os novos projetos para 2009.

Localizada no bairro da Boca do Rio, um dos mais populosos de Salvador, a escola trabalha com Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. São vários os projetos que a colocam em destaque na rede municipal de ensino: projetos que incentivam a leitura, que valorizam a arte e educação, ressaltam os valores morais, que se preocupam com o meio ambiente e atraem a participação dos pais no dia-a-dia do aluno.

Em 2008, a Escola Susana Wesley se destacou nacionalmente com um importante projeto interdisciplinar, o “Aprendendo para Decolar”, que permitiu um grande avanço na leitura e escrita dos estudantes. O projeto garantiu à diretora da escola, Maria José Pires de Oliveira, o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar e a oportunidade de mostrar a experiência de sucesso nos Estados Unidos.

Números

Alunos matriculados em 2009

Educação Infantil – 18.146

Ensino Fundamental – 114.360

Jovens e Adultos – 16.320

A rede possui 411 escolas, sendo 66 Centros Municipais de Educação Infantil. Mais duas escolas serão inauguradas ainda no primeiro semestre deste ano. Trinta e oito escolas fazem parte do plano emergencial de reparos, reformas e ampliação. Hoje, são 5.265 professores atuando na rede municipal de ensino.