Educação tem equipes de atendimento emergencial às escolas

08 de abr de 2009 - dev

Para melhor atender as unidades da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), através da Coordenadoria de Reestruturação da Rede Física Escolar (CERE), criou um programa para realização de atendimentos emergenciais e manutenção de serviços. Desde 1º de maio de 2008, quando foram iniciadas as atividades do Programa de Recuperação da Estrutura Física e Escolar (PRE) – o “Pronto-socorro Escolar” – já foram atendidas cerca de 1,1 mil solicitações.

Segundo a subcoordenadora do PRE, Viviane Costa, 20 profissionais da SMEC, entre estes, engenheiro civil, encanador, carpinteiro, eletricista e auxiliares, estão envolvidos na ação, divididos em equipes. Para o deslocamento do pessoal às escolas são utilizadas duas Kombis.

A solicitação de reparos é feita pelos diretores das unidades ou pelos técnicos da CERE. Mas, segundo Costa, “na maioria dos casos é a CERE que identifica o problema”. Isso por que os técnicos fazem ronda nas escolas e verificam se há serviço a ser realizado de imediato. Os diretores devem solicitar visita da equipe do PRE através do Serviço de Informação e Gestão Automatizada (SIGA).

Este ano, a CERE está com um projeto de ampliação do PRE que prevê contratação de mais duas equipes, disponibilização de duas Kombis e aquisição de materiais de construção para o pronto atendimento.