Educadores da rede municipal avaliam indicadores educacionais

21 de out de 2014 - dev

O prefeito ACM Neto participou da abertura do Educa Salvador 2014, evento realizado pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) nesta terça-feira (21), no Hotel Pestana, para que diretores e coordenadores regionais das escolas de ensino fundamental, além de técnicos da pasta, possam conhecer e debater os Indicadores Educacionais de 2013 e sua evolução nas escolas da rede. O objetivo do Educa Salvador 2014 é promover nas escolas a análise de seus próprios indicadores, com o intuito de auxiliá-las na definição das ações pedagógicas, gerando a melhoria da aprendizagem dos estudantes.

Na abertura, o prefeito afirmou que as melhorias estão sendo implantadas em várias frentes, desde a valorização dos professores até a reestruturação da rede física. “Sabemos que melhorar a qualidade da educação é um desafio coletivo. A educação é nossa prioridade desde o início da gestão, por isso estamos investindo a recuperação da rede física de forma acelerada, na valorização profissional e na qualidade do ensino. Não tenho a expectativa de fazer uma revolução em dois anos. Da minha parte, não faltará o apoio necessário para avançarmos”, afirmou.

Durante o evento, serão esclarecidos os detalhes sobre os Indicadores Educacionais, como a forma de cálculo, de aplicação e a maneira mais adequada de participação e preenchimento de dados do Censo Escolar. Os participantes também terão acesso a uma análise dos dados da rede. Também serão debatidas as três principais metas de aprendizagem para a Rede Municipal de Ensino no Plano Estratégico 2013-2016, que são: alcançar um Índice de Desenvolvimento da Educação Báscia (Ideb) de 5,2 no Ensino Fundamental I em 2015; alcançar um Ideb de 4,1 no Ensino Fundamental II em 2015; e alfabetizar 70% das crianças ao final do 1º ano do Ensino Fundamental em 2016.

A programação do evento incluiu palestra do secretário municipal de Educação de Sobral (CE), Julio César da Costa Alexandre, e será encerrada com uma homenagem às escolas municipais que tiveram evolução mais acentuada e melhores notas no Ideb 2013 (se comparadas ao de 2011), além das que obtiveram Ideb 2013 acima de 6,0 e bons resultados de Alfabetização pelo Prosa (Programa Salvador Avalia). Vale ressaltar que o evento é apenas uma das etapas do Educa Salvador. O debate sobre os indicadores na rede municipal de ensino de Salvador continuam no site www.educa.salvador.ba.gov.br.