Educadores da rede municipal recebem prêmios nacionais

25 de nov de 2009 - dev

Em menos de dois meses, três prêmios nacionais beneficiaram educadores da rede municipal de ensino. O fato comprova que é preciso muito mais que competência para lecionar: amor e dedicação são fundamentais no exercício diário da profissão. Além do professor de matemática Vanildo dos Santos Silva, da Municipal Fazenda Coutos, um grupo de cinco educadoras do CMEI Cid Passos, em Coutos, também venceu a 4ª edição do Prêmio Professores do Brasil, do Ministério da Educação (MEC), e viaja no início de dezembro para a premiação, em Brasília.

O grupo, formado pelas professoras Cristiane Matos, Clea Pinheiro, Mariza Gomes, Margarete Santos e Lenise Sampaio, foi vencedor na categoria Educação Infantil em virtude do projeto “Brincar: Novos tempos, Novos olhares…”. O Projeto foi preparado e disseminado no próprio CMEI e surgiu da necessidade da valorização a cultura da infância, tendo em vista a brincadeira como a principal atividade de uma criança, buscando ainda envolver pais e comunidade local.

Vanildo foi premiado com o projeto “Equação do 1º grau, o xis da questão, elaborado e implantado na Escola Municipal de Fazenda Coutos. Todo processo foi documentado com filmagens e fotografias para otimizar os trabalhos. Antes de iniciar as atividades, o educador fez um apanhado histórico do local e das crianças e adolescentes em situação de risco que viviam naquele ambiente.

Além do professor de matemática, a diretora da Escola Municipal de Fazenda Coutos, Daniela Honório, também vai à capital federal. A instituição de ensino também será premiada com R$ 2 mil para investir em equipamentos de multimídia. “Durante o projeto percebemos claramente que a evasão escolar naquela turma diminuiu consideravelmente. Tenho certeza que esta premiação e iniciativa vai servir de pontapé para que outros professores sigam os passos de Vanildo”, endossou.
Em outubro, a professora Gilmária Ribeiro Cunha, também do CMEI Cid Passos, foi premiada em primeiro lugar na categoria infantil do 10º Prêmio Nacional Arte na Escola Cidadã, criado pela Fundação Iochpe. O reconhecimento foi o resultado de um trabalho de valorização da identidade nacional, tendo como referência as culturas indígenas e africanas, que fazem parte da realidade das crianças as quais educa.

O projeto “Somos Brasileiros, Somos Diferentes” foi desenvolvido no CMEI, onde a professora ajudou a contribuir com a formação da identidade cultural dos educandos. O projeto, implantando em 2008, possibilitou às crianças de 5 e 6 anos de idade conhecer a formação do povo brasileiro também do ponto de vista dos índios e negros.

Com a ajuda dos funcionários e professores da unidade, e também dos pais de alunos, o projeto materializou-se em peças teatrais, livros, amostras de pinturas, com muita ludicidade e produção de conhecimento. “Nós ganhamos o prêmio”, reconheceu Gilmária, ao se referir ao trabalho coletivo promovido na escola.