Educadores de todo país debatem educação de jovens e adultos

22 de set de 2011 - dev

Cerca de 600 educadores de todo o país estão reunidos no 12° Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos (Eneja), em Salvador, para discutir o cenário da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no momento da instituição do Plano Nacional de Educação (PNE) – 2011 a 2020. O evento, iniciado na última terça-feira, acontece até amanhã (23), no Grand Hotel Stella Maris.

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) articulou e participou da construção do evento que pretende ainda identificar os avanços, desafios e estratégias de luta para construção coletiva de ações que resultem em uma efetiva participação dos Fóruns de EJA do Brasil nas políticas públicas.

A abertura do encontro contou com uma conferência sobre a Educação de Jovens e Adultos: entre o marco da Cidadania e da Emancipação Humana e a participação do titular da Secult, João Carlos Bacelar.

Diversas mesas temáticas abordando os temas Balanço político organizacional dos encontros nacionais e dos encontros regionais de educação de jovens e adultos; Configuração do campo EJA: olhares dos educandos; Paulo Freire na EJA: 90 anos entre os discursos e as práticas; Política pública do EJA e a campanha pelo direito à educação, estão dentro da programação.

AÇÕES DA SECULT: Para reforçar o trabalho na rede municipal, a Secult desenvolve projetos como o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos de Salvador Cidade das Letras/Brasil Alfabetizado; EJA Modelar (Salas de aula em espaços fora da escola) o Proeja FIC, que atende a 90 alunos nos cursos de Manutenção Elétrica Predial e de Solda na Escola Municipal Alexandrina Santos Pita, por meio de uma parceria com o Instituto Federal da Bahia (IFBA).

Além disso, a Secult promove o Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos, em parceria com a Universidade Federal da Bahia, com atendimento para 80 profissionais que atuam na rede com a EJA e a Formação Continuada de Professores e Coordenadores pedagógicos da EJA – Instituto Paulo Freire.