Educadores de vários países discutem diversidade

25 de nov de 2010 - dev

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer (Secult), através do Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes (Fiema), promove até sexta-feira, no Hotel Pestana Bahia, Rio Vermelho, o I Fórum Internacional de Educação, Diversidade e Identidades (FIEDI). O evento, que foi aberto na manhã desta quinta-feira (25), tem o objetivo de discutir, através de palestras mini-cursos, oficinas e workshops, questões ligadas a gênero, raça e educação nos países da diáspora africana depois de Durban.

Durante a solenidade de abertura do evento, a gestora do Fiema, Adriana Nascimento, ressaltou a importância dos negros e afrodescendentes na sociedade e reforçou a importância das ações que são desempenhadas pela Secult. “O Fiema vem fortalecendo as identidades e reconhecimento da reconstrução do ser negro na atualidade”, afirmou.

Stanley Straughter, presidente da Comissão Municipal para Assuntos de Imigrantes Africanos e Caribenhos do Município da Filadélfia (EUA), também falou da importância do Fiema para a capital baiana. O norte-americano, que já trabalha há 40 anos com políticas públicas, afirmou que há uma necessidade imensa de ajudar as pessoas de baixa-renda.

Para finalizar a cerimônia de abertura, que também contou com a presença do professor Manoel Calazans, coordenador de Ensino e Apoio Pedagógico da Secult, o secretário municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eliezer Cruz, reforçou a importância do fórum e agradeceu a todos.

“Um evento de tamanha importância e qualidade, com representantes da vários países, unidos para discutir diversidade e identidade, só aqui mesmo em Salvador. Espero que todos objetivos deste fórum sejam alcançados não só aqui, mas em todas as nações”, declarou.

Outras informações e a programação completa do evento podem ser conferidas através do site www.fiedi.com.br