Educadores físicos da rede municipal são certificados em basquetebol

21 de nov de 2016 - Jornalismo

Educadores físicos da rede municipal de ensino participaram, nesta segunda-feira (21), de uma certificação em basquetebol. A inciativa é uma realização do Grupo de Iniciação ao Basquetebol Infantil (GIBI), vinculado à Liga Brasileira do Basquetebol. Ao todo, 13 escolas ligadas à Secretaria Municipal de Educação (Smed) foram atendidas e 70 professores fizeram a formação durante todo o ano de 2016. A entrega dos certificados ocorreu na Escola Municipal Gersino Coelho, no Cabula.

Para a coordenadora de Acompanhamento da Diretoria Pedagógica da Smed, Denise Araújo, esta formação qualifica o trabalho do professor, além de beneficiar a vida dos alunos no que diz respeito à disciplina e superação. Segundo Denise, existe a possibilidade de uma nova formação em 2017, após o êxito neste primeiro ano. “Estamos tentando viabilizar mais uma edição, pois oportuniza um número maior de esportes nas escolas, e até fora do âmbito escolar. Temos também profissionais mais motivados, além da presença de um atleta olímpico que é o Gilson Trindade, referência no esporte”.

Trindade, que é coordenador do GIBI em Salvador, afirma que como ex-atleta da Seleção Brasileira de Basquete e atleta olímpico, pretende contribuir para a prática esportiva nas escolas. “Desde 2014 estamos com este projeto e, mesmo sabendo das dificuldades, procuramos atender às demandas, adequando à realidade atual das escolas. Temos recebido um apoio imensurável da rede municipal de ensino e secretários, que são grandes entusiastas e sabem dos valores que isso traz à população infantil”, afirmou.

Parceria com o NBA – Gilson Trindade lembrou que o GIBI é uma parceira da NBA, através da Junior NBA, que considera significante o projeto baiano. “Estamos com três escolas em Salvador, com professores comprometidos e motivados, com ideias que ajudarão neste projeto em âmbito nacional. Temos um plano de trabalho para 2017 e vamos contemplar as visitas constantes às escolas, festivais, além de fazermos um evento com a NBA e jogadores profissionais para que troquem experiências com os professores e alunos”, pontuou.

O educador físico Anderson Cunha, professor da Escola Municipal Gersino Coelho, participou da formação durante este ano. “Todos os professores consideram que este projeto colabora para disseminar o esporte, além de proporcionar ganhos para os alunos pelo contato com uma nova modalidade, com o movimento, forma de socializar e conhecer regras. Na verdade, no final, ganhamos todos nós. Estamos felizes pelo projeto ter dado certo, também pelas perspectivas e rumos que tomou. Estamos lidando com pessoas com conhecimento técnico, então dá uma segurança para seguirmos adiante e vestir a camisa”, disse o educador.

21_11_2016_formacao-educacao-fisica-basquete-smed_foto_jefferson-peixoto_agecom-70