Educadores participam de curso sobre segurança no trânsito

01 de jun de 2009 - dev

A Transalvador com o apoio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura realizou na sexta-feira (29) a formação da 2ª turma do Curso Cidadão no Trânsito. A ação é voltada para professores, gestores e graduandos de pedagogia.

O encontro reuniu cerca de 50 educadores que juntos participaram de diversas atividades lúdicas como jogos, jograis e teatro sobre as leis de trânsito, regras do condutor, sinalização e respeito ao próximo. A ideia é que todos se tornem multiplicadores e orientem seus alunos para que sejam bons cidadãos no trânsito.

“Considero essa ação muito importante, pois aprendi muita coisa que levarei para os meus educandos, pois só através do ensino podemos sonhar com um futuro melhor”, explica a professora, Izabel Rosa.

Todas as escolas municipais que participaram do projeto recebem um boneco sinalizador e cones que são colocados próximos à faixa de pedestres, que fica geralmente na frente da escola, para alertar os condutores de veículos da existência de local para travessia de estudantes.

“Foi muito gratificante a realização desse trabalho, pois todos participaram com muita empolgação e tiveram uma boa formação. Temos certeza de que iremos reduzir o número de acidentes provocados no trânsito que em 2007 atingiu a 26.470 pessoas”, diz a gerente de educação para o trânsito de Salvador, Miriam Bastos.

A culminância do curso será realizada na semana do trânsito (18 a 25 de setembro). Na ocasião, todos os professores que tiverem participado da capacitação vão promover uma troca de experiências sobre o que realizaram em sala de aula para a segurança no trânsito e os resultados obtidos.