Educadores participam de evento da CRE Orla

04 de maio de 2009 - dev

Aprimorar o ambiente de ensino e aprendizagem das escolas que compõem a Rede Municipal de Ensino de Salvador. Este é o principal objetivo do Encontro com Gestores e Coordenadores Pedagógicos das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE).

No último dia 28, a CRE Orla promoveu o evento e escolheu como tema geral o Planejamento Escolar. Pela manhã, a equipe da Central de Regulação marcou presença e discutiu sobre a importância do Planejamento Educacional e as relações com o Plano de Ação dos coordenadores pedagógicos.

No turno vespertino, os gestores tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e refletir sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP). Para a coordenadora regional da Orla, Cinthia Carvalho, “as trocas de experiências, os êxitos e os desafios sobre o PPP geraram uma ambiência favorável para a reflexão teórica e prática nas unidades escolares”.

Nesta oportunidade, também foi apresentado o Projeto Ler Orla, uma parceria entre a Biblioteca Móvel e a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), por meio da CRE Orla. O plano tem como meta cobrir todas as escolas desta coordenadoria com várias estratégias para despertar e cultivar o prazer pela leitura.

No final do evento, os coordenadores pedagógicos discutiram sobre o “EJA em Ação: reconstruindo saberes e vivências de alunos e professores”, projeto elaborado pela coordenadora pedagógica Olímpia Ramos e desenvolvido pela equipe desta CRE, que visa à melhoria do desempenho escolar dos alunos.

Na opinião de Carvalho, o encontro foi muito proveitoso para os educadores. No dia 13 de maio haverá uma reunião do Grupo de Estudos para discutir os temas: Currículo e Projetos e o próximo encontro com os coordenadores e gestores está previsto para o dia 20 de maio.