Educadores participam do 2º Colóquio Afro-Indígena

04 de nov de 2009 - dev

Professores, coordenadores pedagógicos e demais servidores pertencentes às Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) Cabula e Subúrbio I, participaram do 2º Colóquio Afro-Indígena “Diálogo para Viver a Diversidade”, durante a manhã e à tarde desta quarta-feira (04.11).

A iniciativa tem como objetivo discutir sobre as Leis 10.239/03 e 11.645/08, ampliando os conhecimentos dos educadores sobre a história e cultura dos africanos e indígenas.

Durante a palestra, o professor de história da África, Juvenal de Carvalho, ressaltou que na colonização Brasileira, índios e negros foram submetidos a todas as formas de exploração. “A escravidão não foi eventual e sim permanente e duradoura. Acabou, mas até nos dias de hoje convivemos com o racismo e a exclusão dessas raças”, afirmou.

Meninos e meninas da Municipal de Plataforma apresentaram uma coreografia seguida pelo embalo da percussão, utilizando instrumento recicláveis.

Para as professoras Antonia Matos e Inês Batista, ambas da Escola Municipal André Rebouças, o encontro possibilita a reflexão da importância dos escravos para a construção do Brasil. “Com certeza vamos transmitir para os alunos sobre a origem dos nossos antepassados, mostrando que os escravos deixaram uma importante contribuição para a Nação”, disse Batista.

“Nossas heranças negras e indígenas estão no dia-a-dia por conta do trabalho escravo na pecuária e na mineração, pois os europeus não sabiam utilizar as técnicas e os conhecimentos de manejo da terra”, concluiu Carvalho.