Educadores participaram do Projeto TIM Música nas Escolas

04 de abr de 2005 - dev

Formação dos Professores – Música e Direitos Humanos

No último dia 2 de abril educadores de Salvador participaram de um encontro de Formação realizado no Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico (CAPS), no bairro da Pituba.
O TIM Música nas Escolas é desenvolvido em escolas da rede pública de ensino. Começou em São Paulo em abril de 2003, com cinco mil estudantes do ensino fundamental. Em 2004, foi estendido para mais quatro capitais – Porto Alegre, Salvador, Recife e Belém – dobrando o número de crianças atendidas. A iniciativa foi concebida por especialistas em educação. A Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Salvador é parceira do projeto.
O TIM Música nas Escolas desenvolveu um material que pretende contribuir para a ação pedagógica cotidiana dos educadores. São as Unidades Didáticas: cada ficha apresenta uma série de atividades organizadas de forma a apresentar desdobramentos possíveis para as experiências que as escolas estão vivendo com o projeto. Ao todo, são onze atividades: Paisagem Sonora, Cantigas Infantis, Canções de Todos os Tempos, Brincadeiras Rítmicas, Descobrindo Sons, Direitos Humanos Universais, Guerra e outras formas de violência, Paz, Ética e Moral, Código de Ética, Os Pacifistas. As atividades podem ser desenvolvidas em aulas das mais diversas disciplinas. Durante a Formação dos Professores, os educadores são apresentados para as atividades propostas.