Educadores recebem treinamento de combate à dengue

16 de abr de 2009 - dev

Técnicos da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) e da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) se reuniram nos dias 14 e 15 de abril, para treinamento dos diretores e coordenadores pedagógicos das 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) para implementação do Programa Escola Livre do Mosquito. O encontro tem como objetivo intensificar ações de prevenção e combate ao Aedes Aegypti envolvendo os alunos da Rede Municipal de Ensino.

Na ocasião, os participantes receberam orientações sobre a necessidade de mobilizar a comunidade para integrar a campanha, além de informações sobre o controle de roedores. Os educadores deverão repassar todas as informações adquiridas no treinamento para os alunos que irão atuar como Agentes Mirins de Saúde.

De acordo com a bióloga Eliaci Couto, do Centro de Controle de Zoonoses, panfletos e informativos distribuídos na cidade não são suficientes para a conscientização no combate às endemias. “É preciso que a população modifique o comportamento dentro das suas casas, com medidas concretas à eliminação dos focos”, alertou Couto, enfatizando os cuidados necessários com o armazenamento da água e retirada dos materiais inservíveis acumulados nas residências.

Este ano a SMEC e SMS formam Agentes Mirins de Saúde para atuarem como orientadores e multiplicadores. Após treinamento, cada agente visitará 20 casas no seu próprio bairro, todos identificados com boné e crachá da campanha.

A cada casa visitada o agente deverá afixar adesivo da campanha e elaborar relatório de visita, que serão entregues aos diretores das escolas. Estes deverão encaminhar o material para as CRÊS que registrará as ações e fará intervenções sempre que necessário. Ao final da campanha os agentes mirins receberão certificação.

Couto frisou que o objetivo da criação do Agente Mirim é fazer com que o próprio filho sensibilize os pais, levando a conscientização para dentro de casa.