Educadores se reúnem para discutir a inclusão de tecnologias móveis

07 de nov de 2013 - dev

Para discutir a inclusão de tecnologias móveis na rede municipal de ensino, professores e coordenadores pedagógicos participaram do seminário “Tecnologias móveis e educação: desafios e aprendizagens na rede pública de ensino – TECMED 2013”, que ocorreu nesta quinta-feira (7), na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Vale do Canela.

O evento, promovido pela Secretaria Municipal da Educação (SMED), é voltado para professores de tecnologia e das classes hospitalares e domiciliares que estão trabalhando com tecnologias móveis; gestores; coordenadores pedagógicos e professores das escolas que estão desenvolvendo atividade com tablets e netbooks.

“Os tablets são uma novidade e os alunos estão produzindo muito conteúdo. Eles se sentem mais motivados, pois os tablets são objetos de desejo deles”, conta a professora Jacileide Dantas, da Escola Municipal Maria Bonfim, na Liberdade. Além do uso dos tablets, mais de 125 alunos da unidade de ensino estão produzindo uma rádio, que vai ter um roteiro voltado para o meio ambiente.

O projeto Tecnologias Móveis – Inserção dos tablets na rede municipal de ensino, implantado em 2012, vem promovendo a inclusão digital de mais de seis mil estudantes. A ferramenta promove a criação de uma rede de relacionamento entre professores e alunos que fazem parte do projeto e o planejamento e produção de conteúdos digitais.

“O projeto vem disseminando a cultura digital nas escolas, fortalecendo o ensino e aprendizagem, além de formar cidadãos mais críticos e antenados”, ressalta a coordenadora do Núcleo de Educação e Tecnologia, Ezileide Santana.