Eleição de gestores mobiliza Rede Municipal

27 de abr de 2010 - dev

Agilidade e comodidade marcaram o início das eleições de gestores da Rede Pública Municipal de Ensino. As equipes de apoio registraram tranqüilidade no processo de votação nas 347 unidades escolares que estão envolvidas nas eleições, quando cerca de seis mil eleitores exercerão o voto eletrônico durante todo o dia. Até as 12h30, cerca dois mil já haviam votado.

O processo eleitoral foi iniciado às 08h da manhã e permite a votação dos eleitores até as 20h, quando começa o processo de apuração dos votos manuais. As inovações na eleição de diretor e vice-diretor 2010 permitirão a divulgação do resultado final até às 00h.

Neste ano, a Secult também conta com o auxílio do Mapa Digital da Educação, que possibilita a visualização geral de todo o processo de votação como a quantidade de votos, eleitores e chapas de cada escola.

O subsecretário municipal da Educação e Cultura, Eliezer Cruz, explica que o Mapa Digital é uma ferramenta que está acessível através do site da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) possibilitando a qualquer cidadão acompanhar o andamento das eleições em toda unidade de ensino da rede pública municipal.

“Os votos eletrônicos podem ser visualizados automaticamente através do Mapa Digital. A partir das 20h, as comissões eleitorais que estão instaladas em cada unidade escolar começam a fazer a apuração dos votos manuais e lançá-los via sistema de votação, disponibilizado no site da Secult. Nosso objetivo é realizar um processo organizado, seguro e eficiente de eleição de gestores”, explicou Eliezer.

Na Escola Municipal Dona Arlete Magalhães, unidade com maior quantidade de votantes, com 1.787 eleitores manuais e 550 eletrônicos, a eleição está a todo vapor com participação ativa de pais, estudantes e servidores.

“O processo eleitoral está fluindo muito bem e toda a nossa comunidade escolar aprovou a votação eletrônica, pois facilita a participação ativa de todos na construção de uma escola com representantes ativos e de qualidade”, ressaltou a vice-diretora, Joane Sodré.