EM Fernando Presídio homenageia alunos que fizeram a Prova Brasil

13 de nov de 2018 - Publicidade

Alunos do 5º ano da Escola Municipal Fernando presidio, localizada no bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, foram homenageados no último sábado (10), em um evento realizado, a partir das 9h, na instituição. O objetivo é valorizar o desempenho dos estudantes na Prova Brasil 2017 e que contribuiu para que a rede municipal de ensino de Salvador superasse a meta de 2021 estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para o Ensino Fundamental no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com os dados, nos anos iniciais, Salvador alcançou 5,3 na nota do Ideb, sendo que a meta para 2021 é de 5,1. No Ideb de 2015, a nota foi de 4.7. Ou seja, a capital baiana melhorou uma posição no ranking das capitais (de 17ª para 16ª). A Escola Municipal Fernando Presídio obteve o índice de 6,1 na Prova Brasil e a gestora da unidade de ensino, Cássia Góes, acredita que a homenagem é um reconhecimento do desempenho dos estudantes, mas também do trabalho coletivo. “Entendemos que o esforço das crianças, professoras, funcionárias, famílias e gestão deve ser valorizado. E o principal foco dessa valorização são nossas crianças, que têm melhorado a aprendizagem e a permanência na escola”, enfatiza.

A programação começou com um apresentação cultural, com a roda de capoeira formada por crianças da EM Fernando Presídio, coordenadas pelo Mestre Nal da Associação Beneficente Educação, Arte e Cidadania (Abeac). Em seguida foi aberta a cerimônia, com a execução do hino Nacional e em seguida, a subsecretária municipal de educação, Rafaella Pondé, levou palavras de incentivo aos estudantes. Ao final do evento, os alunos também receberam um presente simbólico, de incentivo e valorização do desempenho.

Cassia Goes ressalta que,  além das aulas, os alunos foram incentivados a fazer reforço escolar no contraturno sob a supervisão das coordenadoras pedagógicas Amália Faleiro e Lívia Carla. “As aulas foram diversificadas, com foco na Matriz de Referência de Língua Portuguesa e Matemática da Prova Brasil,  que as crianças apresentavam maior fragilidade. A professora da turma, Luciana Lemos,  realizou diversas intervenções pedagógicas, convidando colegas para realizar aulões, nas quais os estudantes puderam tirar todas as dúvidas e isso com certeza, fez uma grande diferença e contou muito na obtenção deste resultado”, destaca.