Embaixadores da Paz participam de oficinas de capacitação

23 de out de 2012 - dev

Os Embaixadores da Paz da rede municipal de ensino participaram nesta segunda-feira (22), no Colégio Central, em Nazaré, das oficinas de produção de texto, oratória e grafite. Cada oficina tem a duração de 8h, totalizando 24h. O curso será encerrado no dia 31 de outubro.

Os 63 embaixadores de 41 escolas da rede municipal que oferecem o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) foram eleitos seguindo os moldes da eleição oficial realizada no país. A ação faz parte do projeto “Mediando Conflitos”, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), e tem como objetivo difundir a cultura da paz nas escolas para que os alunos sejam protagonistas dentro de sala de aula e no seu bairro.

As oficinas são ministradas pelos professores Juliana Matos (produção de texto), Yang Mendes (oratória) e Marcos Costa (grafite). “O importante desse projeto é que irá contribuir para a formação dos alunos e eles terão a oportunidade de serem multiplicadores do curso nas ruas e comunidades escolares”, comentou o professor/tutor Edmilson Cerqueira, da Escola Municipal Ernesto Mourão de Sá.

Para a embaixadora da Escola Municipal Amélia Rodrigues, Yasmin Vidal, do 7º ano, o curso está sendo bastante proveitoso. “Estou aprendendo a perder o medo e a me posicionar na hora de falar na frente do público. Com o projeto vamos expor nossas opiniões na escola para que a gente possa viver em harmonia”, completa a aluna.

Já o embaixador da Escola Municipal Padre Norberto, Wesley Santos, do 7º ano, acredita que o grafismo nas ruas da cidade faz com que as pessoas entrem em contato com os desenhos e se sintam bem. “Seria bom que tivesse esse tipo de arte na escola, iria fazer bem aos alunos.” Quando perguntado qual é a sua proposta como embaixador da paz na escola, ele diz que de início irá se reunir com a diretora e sugerir a colocação de frases de paz e amor, em todos os lugares da escola, para que os alunos possam refletir.

Dentro do projeto, ainda acontece a atividade “Roda de Conversa”, que consiste em um evento no qual a diversão é atrelada ao empreendedorismo. Ao todo, 1.200 alunos estão tendo a oportunidade de ter contato com vários profissionais para saber um pouco mais sobre o mercado de trabalho e a importância de se estudar. A próxima rodada de conversa acontece nesta quarta-feira (24), às 14 horas, no Teatro Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas.