Emoção marca entrega da Escola Municipal Eraldo Tinoco

23 de mar de 2016 - Jornalismo

Fotos: Max Haack / Agecom
Uma das maiores unidades de ensino construídas pela Prefeitura desde 2013, a Escola Municipal Eraldo Tinoco foi entregue nesta quarta-feira (23) em meio ao clima de forte emoção, lembranças e realização de um antiga reivindicação dos moradores de Sussuarana e adjacências, além de fazer referência a um dos maiores nomes na área política e de educação na Bahia. A inauguração contou com as presenças do prefeito ACM Neto, do secretário municipal da Educação, Guilherme Bellintani, da família do homenageado, demais autoridades e comunidade escolar.
Com investimento na ordem de R$4,4 milhões, a unidade atende a 950 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A escola foi construída seguindo padrões modernos de arquitetura e acessibilidade e possui 15 salas de aula, quadra poliesportiva, refeitório, sala de professores, sala da direção, sala de leitura, rampas de acesso e banheiro para pessoas com necessidades especiais.
No discurso, o prefeito ACM Neto ressaltou a gratidão a Eraldo Tinoco, com quem trabalhou aos 19 anos na Secretaria Estadual de Educação e que o influenciou na carreira política, ao lado do avô, assim como os investimentos realizados pela Prefeitura no setor. “O primeiro presente que ganhei foi o contato com a educação, onde pude perceber de perto como ela pode transformar e construir o futuro das pessoas. Não poderia haver melhor homenagem a Eraldo Tinoco, que tanto trabalhou nessa área, do que colocar o nome dele em uma escola nova, tão aguardada pelos moradores de Sussuarana e cuja infraestrutura simboliza um novo momento no setor em Salvador”.
2016-03-23_Prefeito ACM Neto_Inauguração Escola Eraldo Tinoco_Sussuarana_Foto Max Haack_Agecom_197
Ao lado da mãe Clélia Tinoco, da irmã Rita, do primo e vereador Cláudio Tinoco e da amiga da família, Alzeni Ludovice, o filho Eraldo relatou a profunda emoção e alegria da família pela homenagem. “Na década de 1950 existia uma comunidade chamada Roça do Ouro, que recebia visitas de um conjunto de jovens cristãos, dentre eles meu pai. Desde então, ele dedicou a vida, dando o melhor de si para a população através da Educação”, salientou.
A diretora da unidade, Joana Motta, agradeceu pela iniciativa da Prefeitura em oferecer uma estrutura escolar de qualidade. “O nosso Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) hoje é de 4,5 e, com essa nova escola, continuaremos fazendo um trabalho maravilhoso para melhorar ainda mais esse dado.”
Material escolar – Além da inauguração da Escola Municipal Eraldo Tinoco, o prefeito ACM Neto e o secretário Guilherme Bellintani deram prosseguimento à distribuição do novo kit escolar aos alunos. Os estudantes do grupo V ainda fizeram uma apresentação de coral para os presentes. Em seguida, foi feita visita às instalações da unidade escolar.
2016-03-23_Prefeito ACM Neto_Inauguração Escola Eraldo Tinoco_Sussuarana_Foto Max Haack_Agecom_208
Homenageado – Nascido em Ipiaú, em 1943, o ex-político, administrador e professor Eraldo Tinoco Melo foi secretário da Educação e Cultura da Bahia nos anos de 1979 a 1982. Tornou-se deputado federal entre 1983 e 2002. Em 1992, licenciou-se do cargo para assumir o Ministério da Educação e, de 1999 a 2002, para assumir a Secretaria  de Educação da Bahia. Também em 2002, foi eleito vice-governador e exerceu também a função de titular da Secretaria Estadual de Infraestrutura. Foi também professor da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde se formou em Administração de Empresas no fim da década de 1960. Faleceu em Salvador em 2008.
Primeiro Passo – Os moradores de Sussuarana também vão receber, ainda este ano, uma das 31 unidades da Creche e Pré-escola Primeiro Passo, que atenderá 450 crianças de 0 a 5 anos em tempo integral. Desde a assinatura da ordem de serviço, ocorrida em outubro do ano passado, as obras seguem em ritmo acelerado. A unidade de ensino vai funcionar na Avenida Ulisses Guimarães.
2016-03-23_Prefeito ACM Neto_Inauguracao Escola Eraldo Tinoco_Sussuarana_Foto Max Haack_Agecom_1