Emoção marca reinauguração da Municipal Osvaldo Cruz

15 de dez de 2011 - dev

As vésperas do Natal, a comunidade do Rio Vermelho recebeu um grande presente, antecipado, da Prefeitura do Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult): a entrega das novas instalações da Escola Municipal Osvaldo Cruz. A cerimônia de reinauguração da escola, que foi completamente reconstruída, foi realizada na manhã desta quinta-feira (15).

A unidade, que tem capacidade para atender 500 alunos nos três turnos da Educação Infantil, Ensino Fundamental do 1º ao 6º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi construída seguindo os padrões modernos de arquitetura e acessibilidade, com rampas de acesso, banheiros adaptados e elevador para portadores de necessidades especiais. Além disso, a escola tem laboratório de informática, biblioteca, cozinha, refeitório e área de lazer coberta.

“A escola está ótima, bem ampla. Dá para fazer atividades recreativas e educacionais”, comemorou o aluno do 5ª ano, Antônio Carlos dos Arcanjos. O aluno foi contemplado com uma bolsa de estudo para estudar no Colégio Antônio Vieira, a partir de 2012, do 6º ano ao 3ª ano do Ensino Médio. “Está muito legal, gostei bastante do elevador para crianças com deficiência, gostei de tudo no geral. E vê todos os professores reunidos, é muito bom”, reforçou a aluna do 4º ano, Sarha Monteiro.

A diretora da unidade escolar, Ana Carla Souza agradeceu ao secretário municipal da Educação, João Carlos Bacelar, pela reconstrução da escola. “Essa obra devolve a todos nós a alegria de podermos estar em instalações confortáveis e bem aparelhadas que, com certeza, influenciará no desenvolvimento intelectual dos nossos alunos, satisfação dos professores, funcionários, tão dedicados ao ensino e aprendizagem e a formação cidadã.”, afirmou a diretora.

Para Cátia Almeida, mãe do aluno Nycolas Almeida, valeu a pena esperar. “A escola está excelente, valeu muito a pena esperar por uma nova escola. Meu filho vai estudar aqui até o 6º ano”, afirma Cátia. Para o Assessor Chefe da Secult, Eliezer Cruz, a reforma da Osvaldo Cruz mostra o resultado exitoso do Plano de Recuperação implantado pela Secult em 2011. “O Plano de Recuperação que está sendo realizado em Salvador é pioneiro no país, com investimento de R$ 80 milhões em recuperação da rede física escolar. Atualmente, mais de 70 escolas estão passando por reformas”, afirma o assessor.

“A entrega da Osvaldo Cruz é um sonho coletivo. O atual secretário sonhou junto com a gente, dando oportunidade de nossos alunos estudarem em uma escola com qualidade na estrutura física e no estudo”, concluiu a coordenadora da Regional de Educação (CRE) da Orla, Nilce Maria Dantas.