Empresas do setor demonstraram suas novidades na I Mostra de Tecnologias Educacionais

11 de jun de 2005 - dev

Amélia Santos

A I Mostra de Tecnologias Educacionais foi organizada pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Salvador com a participação de empresas de tecnologias voltadas para a educação, que apresentaram as novidades para o setor em seus stands, palestras e oficinas temáticas.
Através de organizações especializadas foram demonstrados softwares e hardwares, explicando funcionalidades e atribuições dessas novas tecnologias e sua aplicabilidade para as escolas. A abertura oficial do evento ocorreu no dia 30 de maio, no Museu de Ciência e Tecnologia da UNEB (Avenida Jorge Amado- Boca do Rio), e contou com a presença do prefeito João Henrique, da secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Olívia Santana e do susb-secretário Ney Campello. A mostra ocorreu no mesmo local até o dia 1º de junho.

A I Mostra de Tecnologias Educacionais foi um marco para a concepção da nova visão e filosofia da SMEC de criar e desenvolver ações que agregem valor ao ensino fundamental da população de Salvador. Essa ação está inserida no modelo de gestão da Prefeitura que tem o compromisso de garantir a qualidade nos processos educacionais do município.
Identificar e buscar alternativas que possam melhorar o ensino fundamental, implementando softwares que viabilizem a qualidade e acessibilidade de informações nas escolas de Salvador, incluindo as escolas das ilhas, faz parte da construção do processo de educação e de cidadania inserido na nova gestão municipal.

A possibilidade de um estreitamento no relacionamento entre provedores de tecnologias educacionais e o corpo de diretores, professores, coordenadores e principalmente de alunos de 1ª à 8ª série das escolas municipais possibilitou o exercício da democratização do conhecimento acerca de soluções que poderão vir a ser adotadas nas escolas e o aprofundamento sobre os novos modelos tecnológicos na área educacional.
Dentre as atividades desenvolvidas durante os três dias da Mostra destacaram-se palestras com renomados doutores, mestres e especialistas que abordaram temas como Transdiciplinaridade; Inclusão Digital e Mudança pedagógica; Empreendedorismo como Tecnologia Social; Educação à distância; Ciência, Tecnologia e Educação, dentre outras.

Nos stands foram apresentadas as soluções tecnológicas e práticas para o ensino fundamental e para a formação do professor. Empresas como Informe, Auto Labor, Barsa, Positivo, Lego, Telemar, Vivo, Dhn e Moderna demonstraram as suas novidades tecnológicas.

O objetivo da Mostra foi a identificação, por parte dos diretores, professores e alunos da rede municipal de ensino de softwares e soluções tecnológicas eficientes que atendam as demandas nas escolas e garantam a qualidade do ensino público.

Concepção do projeto

· Responsáveis: Prof. Ney Campello – Subsecretário Municipal da Educação e Cultura e Cláudio Silva – Assessor da Secretária

Coordenação Geral

· Responsável: Amélia Santos – Coordenadora do Serviço de Informação e Gestão Automatizada – SIGA.

Coordenação Operacional

· Responsável: Amélia Santos
· Apoio Operacional: Rosângela Moreira (Digitadora – ASSESP); Rosane Nery dos Santos (Estagiária – ASSESP); Cláudia Simões (Atendente II – SMEC)

Coordenação da estrutura física (montagem), equipamentos e internet dos Stands

· Responsável: Roberto Gordilho – Consultor da FAPES

Assessoria de Imprensa

· Responsável: Pedro Castro Filho- ASCOM

Assessoria de Cerimonial

· Responsável: Ana Karinina – ASCOM

Assessoria Técnica

· Responsável: Eliana Marback – NGI
· Apoio Técnico: Henrique Celso Motta, Ademário dos Santos, Elyssandra Nery, Rogério Couto Sena e Bruno de Souza.