Encerrada a paralisação que atingiu 50% das escolas da rede municipal de ensino

07 de jun de 2006 - dev

Em assembléia realizada hoje (09), no Ginásio do Sindicato dos Bancários, os docentes da rede municipal de ensino encerraram a paralisação decretada no dia 25 de maio, que atingia 50% das escolas da rede, de acordo com informações das Coordenadorias Regionais Escolares (CREs). Dos 39 itens reivindicados pela categoria, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura atendeu integralmente 23 pontos. Com relação ao reajuste salarial, a SMEC ofereceu um reajuste salarial de 8%, sendo que 5% pagos a partir de maio e 3% reajustados a partir do mês de dezembro, de forma retroativa ao mês de maio.

“Prevaleceu o bom senso. Os professores se conscientizaram que os estudantes não poderiam ser prejudicados. Já na segunda-feira (12 de junho), teremos uma reunião com a APLB/Sindicato para discutirmos a reposição das aulas, a fim de cumprirmos os 200 dias letivos”, afirmou o secretário Ney Campello.

A Prefeitura investe de forma constante na valorização dos professores. No ano passado, docentes das disciplinas Artes, Português e Matemática foram contemplados com cursos, seminários e encontros de capacitação. Os docentes também estão sendo qualificados através do III Seminário de Educação Inclusiva, voltada a portadores de necessidades especiais. O encontro foi realizado no Hotel Belmar (Jardim de Alah), entre os dias 05 e 09 de junho deste ano.

E os docentes também estão sendo capacitados ao exercício do ensino diferenciado através de um currículo especializado. No ano passado, todo o corpo docente, composto por cerca de 4.000 trabalhadores, recebeu as diretrizes e os textos para o ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira e Africana. E em março deste ano foram lançadas as diretrizes curriculares que capacitam os docentes para o ensino da educação ambiental.

A SMEC também investe na graduação e pós-graduação dos docentes. Os professores graduados, por exemplo, podem optar pelo custeio de 85% de seus cursos de especialização. Outra ação voltada para a capacitação dos docentes é a recém-inaugurada Universidade Corporativa (Uniced) da SMEC, que oferece cursos à distância. A UNICED já conta com 1.000 inscritos

Com relação às condições de trabalho da categoria, desde janeiro de 2005 já foram inauguradas, reinauguradas e totalmente reformadas 16 instituições de ensino. Todas estas unidades contam atualmente com padrões arquitetônicos e instalações adequadas ao exercício do ensino/aprendizado. No início da atual gestão, apenas 52 unidades contavam com laboratórios de informática. Atualmente, 127 escolas possuem laboratórios de informática. E desde o início de 2006 todas as 365 escolas da rede pública municipal já contam com terminais de computadores via banda larga para a realização de funções administrativas.