Encerradas inscrições para curso de educação digital

15 de jul de 2008 - dev

Mais de 430 profissionais da rede municipal de ensino estão inscritos para participarem, em julho, do Curso de Educação Digital do ProInfo, promovido pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC). O objetivo é contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los e prepará-los para o uso de recursos de computadores e Internet, no ambiente Linux Educacional.

O curso visa refletir sobre o impacto da tecnologia e suas contribuições na vida cotidiana e na atuação profissional e sobre propostas de dinamização da prática pedagógica com recursos tecnológicos disponibilizados no computador e Internet.

As aulas terão periodicidade semanal, com carga horária de 40 horas, quando serão realizados estudos e atividades orientadas por materiais didáticos especialmente desenvolvidos, e atividades a distância. Os encontros acontecerão em nove sscolas – pólos, localizadas em pontos estratégicos da cidade, para facilitar o deslocamento dos participantes.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), Ezileide Santana, o treinamento vai contribuir com programa de inclusão digital já existente no município. “A proposta é disseminar a cultura tecnológica nas escolas e a meta é ampliar a capacitação com outro curso de 110 horas utilizando a mesma plataforma”, frisou.

Para a coordenadora regional do Subúrbio I, Jacirema Piedade, a inclusão digital é mais uma das formas de democratizar a educação. “A nossa luta é por um sistema educacional ético e democrático, onde todos e todas tenham as mesmas oportunidades. Essa iniciativa é de fato importante, pois de nada adianta investir em equipamentos e não capacitar os professores”, declarou.