Encontro de Craques leva 120 alunos da rede municipal ao Barradão

22 de jun de 2012 - dev

Cerca de 100 estudantes das escolas municipais Arlete Magalhães (Roma), Alexandrina Pita (Pirajá), Manoel de Almeida Cruz (Cajazeiras), Fazenda Coutos e Maria Constança (Mata Escura) estiveram, nesta quinta-feira (21), no Estádio Manoel Barradas (Barradão), onde encontraram o craque Neto Baiano e acompanharam o treino da equipe do Vitória. A visita faz parte do Projeto Encontro de Craques, da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult).

Faltando um ano para Salvador sediar a Copa das Confederações e cerca de dois anos para a Copa do Mundo da FIFA, o projeto tem como objetivo proporcionar o acesso dos alunos ao mundo do futebol profissional, assim como valorizar a prática do esporte. Desta vez, as escolas escolhidas para o encontro foram as primeiras colocadas nas modalidades futsal e handebol dos Jogos Estudantis Municipais.

Na arquibancada a agitação era grande. De lá, os estudantes puderam acompanhar toda movimentação dos jogadores, que se preparavam para enfrentar, nesta sexta-feira (22), o time do Goiás pela série B do Campeonato Brasileiro. Uma das mais empolgadas com a visita ao Barradão era Renata Lima, 15 anos, aluna do 9º ano da Escola Arlete Magalhães. Ela joga futsal e se interessa por tudo que é relacionado ao futebol. “Não torço pelo Vitória, mas estou adorando poder assistir ao treino, é muito interessante para quem gosta do esporte”, afirma.

Já Igor Costa Pinheiro, de 13 anos, aluno da Escola Maria Constança, levou a camisa do time na mão, para que ninguém duvidasse de seu amor pelo rubro-negro baiano. A emoção foi ainda maior porque Igor nunca tinha entrado em um estádio de futebol e a estreia foi com seu time do coração.

Tietagem

Segundo o subcoordenador de Esporte para a Educação da Secult, Elias Santos, o projeto também tem o objetivo de proporcionar para os alunos uma atividade de lazer e diversão fora das salas de aula. “É uma oportunidade que eles têm de visitar um estádio, ou centro de treinamento, e ver os jogadores de perto”.
Neste último aspecto sobrou tietagem quando Neto Baiano saiu do treino para conversar e tirar fotos com as crianças e adolescentes. Sempre bem-humorado, ele atendeu aos pedidos da meninada. “Fico feliz com o encontro com as crianças que são sempre muito carinhosas comigo”, diz o jogador. Iniciado no último mês de março, o Projeto Encontro de Craques já levou cerca de 300 estudantes das escolas municipais ao Centro de Treinamento do Esporte Clube Bahia (Fazendão), em Itinga.

Incentivo

Desde 2011, os alunos das escolas municipais têm participado de diversas atividades, com foco no estímulo e mobilização dos jovens, para a Copa do Mundo de 2014. Em parceria com o Escritório Municipal da Copa (Ecopa), já foram realizados bate-papos nas unidades de ensino com craques do Bahia e do Vitória, e visitas às obras da Arena Fonte Nova, dentro do projeto Todos Rumo à Copa 2014. Também já foi realizado um ciclo de palestras sobre a história do futebol, na Casa do Benin, e os Jogos Municipais Estudantis já estão no clima da competição mundial.