Encontro discute políticas sócio-educativas

31 de out de 2008 - dev

Conselheiras tutelares, representantes das CREs, agentes da Central de Regulação de Ensino e representantes da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), participaram, nesta quinta-feira (dia 30), do I Encontro Municipal SMEC e Conselho Tutelar realizado no CAPs (Pituba).

Durante o encontro, que tem como objetivo propor uma articulação de serviços para a educação do município, foram expostas e analisadas situações que ocorrem dentro do ambiente escolar.

A conselheira tutelar, Antônia Luzia, afirmou que o papel do conselho é zelar pelos direitos da criança e do adolescente no sentido da proteção. “Hoje a criança tem direito a educação, e a família junto à escola, é a peça base para que ocorra uma boa formação”, diz.

Para Sandra Santana, coordenadora da Central de Regulação do Ensino, o momento é gratificante por perceber um interesse coletivo. “Com esse encontro desenvolveremos ações preventivas com o conhecimento das soluções emergenciais, proporcionando uma melhor atuação dos órgãos envolvidos no processo educacional”, comenta a assistente social, Lavínia Valle.

Inês Pereira, coordenadora dos Conselhos Tutelares, reforçou sobre a responsabilidade do conselho no sentido de auxiliar a escola nos encaminhamentos necessários. “O encontro é importante para a rede educacional do município e para o conselho tutelar, possibilitando a formulação de políticas sócio-educativas de caráter preventivo”, argumenta.

Segundo Vera Percontini, representante da SMEC, o encontro proporcionou um perfeito diálogo com as instituições, assegurando futuros encaminhamentos em prol do sucesso dos alunos da rede municipal de ensino.