Encontro Nacional do Censo reúne técnicos de todo país em Salvador

10 de dez de 2013 - dev

O secretário municipal da Educação, Jorge Khoury, participou na manhã desta terça-feira (10) da abertura do Encontro Nacional do Censo Escolar da Educação Básica 2013, que será realizado até a próxima quinta-feira (12) em Salvador. A solenidade também contou com a presença do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Claudio Costa, e do secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto.

O evento tem por objetivo avaliar o processo censitário do ano de 2013 e levantar propostas para o processo censitário de 2014. Técnicos responsáveis pela execução do Censo Escolar em todas as Unidades Federadas e nos municípios capitais, além de técnicos das regionais de ensino e representantes de escolas, que representam todos os Estados Brasileiros e o Distrito Federal participam do evento.

“Acreditamos no trabalho do Censo e sabemos que ele é fundamental para a garantia de uma Educação de qualidade. Salvador vive um momento novo, um momento de mudança, e eu tenho certeza que o resultado desse encontro será muito proveitoso para o ano de 2014”, disse Khouri em seu discurso de boas vindas. “Vejo o Censo não apenas como números, mas como a possibilidade de construir uma nova Educação, uma nova escola”, disse Osvaldo Barreto, secretário estadual da Educação.

Para o presidente do Inep, Luiz Claudio Costa, o encontro também é espaço para agradecer. “Quero agradecer a cada um de vocês pela dedicação, pelo trabalho, e mais que isso, agradecer pelo entendimento de que o Censo é fundamental para a realização de uma Educação de qualidade. Não é à toa que temos o maior e o melhor Censo do mundo”, comemora.

CENSO – O Censo Escolar da Educação Básica, realizado anualmente pelo Inep, é o maior e mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro, sobre todas as etapas e modalidades de ensino da Educação Básica, compondo um quadro detalhado sobre alunos, docentes, turmas e escolas.

Para a realização anual do Censo Escolar em todo o país, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira trabalha em parceira com as Secretarias Estaduais de Educação, que coordenam os processos em cada estado. A qualidade do trabalho realizado permitiu a modernização do Censo Escolar, tornando possível a integração entre a administração da coleta, o tratamento e a análise de dados.