Encontro promove intercâmbio sobre educação infantil

18 de maio de 2010 - dev

Um verdadeiro intercâmbio cultural entre professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Salvador e membros da Internacional Network da Reggio Childrean. O encontro, promovido pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), em parceria com a Redsolare Brasil, aconteceu durante o V Ciclo de Palestras para Educadores da Educação Infantil, na tarde da última segunda-feira (17),

O encontro internacional possibilitou a discussão sobre a educação infantil e a prática educativa da Reggio Emília. Através de experiências contadas pelos palestrantes Harold Gothson e Birgitta Kennedy, coordenador Internacional do Instituto Reggio Emilia na Suécia e pedagoga, respectivamente, na escola infantil meninos e meninas se expressam por meio de atividades prazerosas como a pintura, desenho, música, movimento.

A coordenadora Geral da RedSoalre Brasil, Marília Dourado, garantiu que esse encontro defende a cultura da infância, além de ser um espaço permanente para a compreensão de práticas educativas. Também estiveram presentes o subsecretário municipal da Educação, Eliezer Cruz, e o coordenador pedagógico da Secult, Manoel Calazans.

Na ocasião, Harold destacou que a capacidade de cooperação das crianças é um intelecto presente desde muito cedo, tendo que ser ensinado pelo professor para que desenvolva essa habilidade. Também pontuou que na sala de aula é preciso diálogos em grupos, fazer projetos em grupo e pensar em grupo.

“Temos sempre que estar em processo de metamorfose e desconstruir velhas idéias sobre as crianças. Quando nos reunimos em grupos devemos conversar, conversar e conversar para somente depois poder concordar. A escola é o lugar para aprendemos a aprender a pensar diferente”, destacou o professor.

Birgitta ressaltou que toda criança é competente, inclusive as que têm dificuldade, já que aprendem através da compreensão, possuem muitas habilidades e os professores necessitam escutar sempre as habilidades infantis, pois faz parte do processo aprendizado.

“É necessário que a criança conviva com outras crianças, passe a ter um grupo da sua idade para brincar, viva interessantes experiências e trocas. No grupo, ela aprende as regras da convivência: dividir, partilhar, fazer valer seus direitos, respeitar o espaço e o direito do outro”, pontuou uma educadora da rede.

O encontro possibilitou reflexões e a formação continuada para os professores presentes, oxigenando a rede além do contato com novas experiências. “A motivação do professor é primordial para produzir um dia proveitoso, diferente e esse esforço tem que acontecer na Suécia, na Reggio Emilia e em Salvador”, concluiu Harold.