Encontro vai discutir melhoria e acompanhamento do Bolsa Família

28 de maio de 2008 - dev

No próximo dia 2 de junho (segunda-feira), a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Social (SEDES) e da Saúde (SMS), realizará no auditório da Biblioteca Pública, nos Barris, o III Encontro Municipal das Condicionalidades do Programa Bolsa Família.

O objetivo do evento é sensibilizar os gestores municipais envolvidos com o programa sobre as obrigações de cada um, para garantir que as famílias continuem sendo beneficiadas.

O encontro vai discutir os compromissos que devem ser cumpridos pela família para que possa receber o benefício, assegurando ainda o acesso às políticas sociais básicas de saúde, educação e assistência social. Na área de educação, as condições estão relacionadas a freqüência escolar devidamente acompanhada.

Já na área da Saúde, relacionam-se com a inscrição no pré-natal, comparecimento às consultas nas unidades de saúde, participação em atividades educativas oferecidas pelas equipes de saúde, vacinação em dia, acompanhamento nutricional de crianças e desenvolvimento de outras ações, conforme o calendário do Ministério da Saúde.

Além desse encontro, a SMEC realizará entre os dias 3 e 9 de junho no Auditório do Anexo II, no Solar Boa Vista de Brotas, um curso de capacitação dos gestores cadastrados, para orientá-los e esclarecer dúvidas sobre a operacionalização do sistema de envio da freqüência online do MEC.