Ensino através da MPB recebe prêmio nacional

25 de nov de 2008 - dev

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vovô Zezinho está se preparando para a premiação dos Professores do Brasil 2008, que acontece em Brasília, nos próximos dias 2 e 3 de dezembro (quarta e quinta-feira). A professora da unidade Adriana Rodrigues foi selecionada e premiada pela comissão julgadora do prêmio, pelo projeto “Vamos aprender com a MPB?”, que ficou entre os 10 melhores trabalhos do Brasil voltados para a Educação Infantil.

A ação já desenvolvida no CMEI tem como objetivo despertar e desenvolver na criança, através da música popular brasileira, o gosto musical percebendo diferentes ritmos, sons e estilos. Apesar de estar localizado no bairro do Arenoso, uma comunidade muito carente, com abastecimento de água e rede de esgoto deficientes, pouco acesso aos bens culturais e aos serviços básicos de saúde e lazer, com a implantação do projeto os estudantes do CMEI Vovô Zezinho puderam participar de oficinas de músicas, visitas em museus, praças, teatros e à casa da música, no parque do Abaeté, sonhando com dias melhores.

Para a professora Adriana Rodrigues, deve-se valorizar a herança artística e cultural, respeitando os diferentes movimentos e tendências e sempre estimulando a linguagem oral e escrita assim como diferentes áreas do conhecimento. “Trabalhar a música na educação infantil é importante não só como entretenimento, mas no auxílio do aprendizado da fala, do ouvir e também da coordenação motora”, destacou.

Ao longo de 2008, as aulas sempre mescladas com músicas propiciaram às crianças o contato com a história da música e um repertório musical de qualidade, mais condizente com a faixa etária delas. “Isso prova que uma escola de educação infantil precisa ser mais do que um lugar agradável, onde se brinca, devendo ser principalmente um espaço estimulante, diversificado e investigativo” concluiu a professora.

Músicas do grande mestre Vinícus de Moraes, como Tarde em Itapuã e O Pato, fizeram com que as crianças exercitassem a percepção das palavras, aprendendo um novo vocabulário, estimulando a vontade de aprender e a buscar no dicionário uma forma de saber mais. Histórias sobre a África foram contatadas, para que as crianças pudessem se identificar na história e nas músicas.

Prêmios

O CMEI vem desenvolvendo trabalhos de excelência ao longo de anos. Em 2005, conquistou prêmios como o projeto “Griô Contador de Histórias” e dois pelos projetos voltados para educação no trânsito. Em 2006, os projetos “Agogô no Ritmo da Alegria”, “Educar para Igualdade Racial” foram premiados. A unidade recebeu ainda dois prêmios Maurício de Souza. Já em 2007, foi destaque no projeto “Futuro da Água”, promovido pelo Jornal A Tarde, repetindo a vitória em 2008, junto com o prêmio “Professores do Brasil”.

Para a diretora, Cristiane Giffoni, “a unidade segue um caminho importante, baseado em pesquisas e estudos, sempre acreditando no sucesso das ações e buscando garantir o aprendizado dos alunos. Nosso papel é fazer o melhor”, declarou.

De acordo com o secretário de Educação e Cultura, Carlos Ribeiro Soares, esta é apenas mais uma prova de que os alunos do Município estão sendo orientados pelos melhores profissionais do País. “Fico muito orgulhoso em estar à frente de uma equipe tão dedicada. Temos professores que fazem educação com amor. Em 2008 tivemos grandes avanços na educação e tenho certeza de que nos próximos anos poderemos comemorar ainda mais vitórias”, afirma Soares.

O Prêmio Professores do Brasil é promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Fundação Bunge, Fundação Orsa, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).