Ensino da História da África- Gestoras da rede pública de Santo André conhecem a experiência de Salvador

26 de jul de 2007 - dev

Jeferson Ribeiro

A troca de experiências em educação e implementação da Lei 10.639/03 nas escolas municipais de Salvador trouxe a cidade as Gestoras de Ensino Fundamental da rede municipal de Santo André – SP. A lei em vigor há dois anos trata da inclusão da História e Cultura Afro-brasileira e Africana no currículo das escolas, resgatando e dando a devida importância à reminiscência cultural do negro. Ciceroneadas pela presidente da Comissão da Lei 10.639/03, professora Darci Xavier, elas visitaram a Escola Municipal Maria Quitéria, na Ladeira dos Galés, onde puderam ver uma das experiências bem sucedidas em nossa capital.

A diretora da escola, professora Alda Neves, deu relatos de sua vivência com a educação e como a cada dia implementa a lei com sucesso. Segundo ela, para que as crianças sejam sensibilizadas e assimilem é necessário que eles se identifiquem com os elementos culturais, trazendo suas raízes familiares e sendo apoiados pelo lúdico e artístico. Sendo “a valorização da cultura através da própria cultura”, afirmou.

As gestoras viram “in locus” como isso é posto em prática, através de livros com temática afro-brasileira; fixação de quadros educativos e mapas da África; atividades culturais e recreativas como feiras; incentivo a capacitação do corpo técnico, como aulas para merendeiras, professores e auxiliares, sendo uma capacitação continuada. Tudo com o intuito de evidenciar a participação do negro na construção da sociedade brasileira, disseminando a cultura.

“… É, em essência, a percepção pelo homem negro da necessidade de juntar forças com seus irmãos em torno de sua causa, de sua atuação – a negritude de sua pele…”. Como afirmou Steve Biko, a educação em Salvador caminha para ser uma referência nacional com a implantação da Lei 10.639/03.