Ensino fundamental das escolas de Salvador é avaliado

20 de jan de 2014 - dev

Para avaliar o Ensino Fundamental, a Secretaria Municipal da Educação (SMED) aplicou no final do ano passado uma prova com todos os alunos do 1° ao 9° ano da rede municipal. O Programa Salvador Avalia (Prosa) aferiu o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa (leitura e produção de texto) e Matemática, e mostrou dados que servirão de base para o planejamento a ser realizado na Jornada Pedagógica que começa na quarta-feira.

O resultado foi divulgado na manhã desta segunda-feira (20), em um encontro que reuniu o secretário municipal da Educação (SMED), Jorge Khoury; a subsecretária, Teresa Pontual; coordenadores da SMED; as 11 coordenadoras regionais de Educação; supervisores do IAB; orientadores de ensino do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e toda a equipe pedagógica da SMED. Pela tarde, os dados serão mostrados para os diretores das escolas municipais.

“Independente dos resultados, a partir de agora temos como mensurar os dados, que serão o ponto de partida para elaborar os planos de ensino. Além disso, este ano vamos fazer avaliações bimestrais para solucionar os problemas de aprendizagem apresentados pelos alunos”, explica Khoury.

As avaliações foram realizadas pelo Instituto Qualidade de Ensino (IQE) e foram baseadas nos Marcos de Aprendizagem, Diários de Classe e Parâmetros Curriculares Nacionais. O objetivo é fazer com que cada escola possa implementar processos eficientes de ensino e assim oferecer uma educação de qualidade.

“O nosso objetivo é fazer com que os alunos alcancem as habilidades para cada ano de escolarização. Temos o ano letivo pela frente e vamos ter o compromisso de todos os dias fazer com que os alunos avancem”, ressalta a subsecretária.