Escola Aberta comemora um ano

18 de set de 2006 - dev

Tirar as crianças e os adolescentes da rua. Este é o principal objetivo do Programa Escola Aberta, que completou um ano no dia 16 de setembro. Para comemorar a data, a Escola Municipal Elisa Maria preparou uma grande festa com apresentação de capoeira, coral, peça teatral e até musical. “Gosto de fazer cursos na escola durante os finais de semana porque me afasta da violência e além disso posso aprender coisas novas”, afirma de forma consciente a estudante Luriane dos Santos, 11 anos, que cursa a 4ª série.

Cerca de 40 escolas de Salvador abrem as portas nos fins de semana para oferecer à comunidade cursos profissionalizantes e de informática, além de atividades esportivas e culturais. No total, o programa atende a mais de 12 mil pessoas, entre alunos e comunidade. A Escola Aberta desenvolve 36 oficinas, como capoeira, origami, informática, xadrez, panificação, dança afro, violão, culinária, manicure, entre outros.

Segundo o subsecretário municipal da educação e cultura, Weslen Moreira, o principal objetivo do Programa Escola Aberta é integrar as escolas e as comunidades situadas no seu entorno. Para Moreira, um outro beneficio é aproximar a família da instituição de ensino, incentivando a participação na unidade escolar.

O Programa Escola Aberta desenvolve trabalhos em 1.292 escolas, nos estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Roraima e Mato Grosso do Sul. Para participar, basta procurar a escola mais próxima de sua residência, que ofereça as oficinas do Programa.