Escola abre sala de leitura para comunidade de Brotas

27 de mar de 2009 - dev

Professores, coordenadores pedagógicos e alunos da Escola Municipal Joir Brasileiro (CRE Centro) comemoraram a inauguração da sala de leitura da unidade, no dia 26 de março. A sala ganhou o nome da professora de língua portuguesa, Valdevina Costa Meirelles, homenageada por toda a equipe.

Meirelles está na unidade desde o início, já foi vice-diretora e, juntamente com o corpo técnico, sempre lutou pela implantação de um espaço de leitura. Professora das turmas de 5ª à 8ª séries, também criou uma biblioteca itinerante, que leva para a sala de aula e promove momentos de leitura.

Com uma sala exclusiva, a homenageada acredita que será mais fácil promover a ampliação do vocabulário dos alunos, além de possibilitar o aprofundamento nos estudos da matemática, física, história e outras disciplinas, pela diversidade de títulos nas áreas. “Muitos alunos já liam bastante antes e a sala vai motivá-los ainda mais”, comemora.

A diretora da escola, Janai Correia, agradeceu a participação de todos e comemorou a abertura da sala. “Estamos felizes por este momento sublime na educação, que é a inauguração de um novo espaço de leitura”, declara. Correia informa que o acervo não é de uso exclusivo da comunidade escolar. Moradores das redondezas também podem freqüentar o local.

Na ocasião, a coordenadora regional, Cristiane Navarro, agradeceu o trabalho da equipe desta unidade escolar e falou sobre a importância da conquista para a educação do município. As alunas e colegas de turma, Shirley Santos e Lucicleide Oliveira dos Santos, ambas da 5ª série, contam que adoram a história da Cinderela e as revistas da Turma da Mônica e estão ansiosas para ver os livros da sala de leitura. “É muito bom ter uma sala, principalmente quando a gente tiver que fazer alguma coisa para a escola. Agora a gente vai ter um lugar onde procurar”, declara Lucicleide.

Durante o evento, a coordenadora Diana Alencar, aproveitou para falar sobre a exposição dos trabalhos interdisciplinares desenvolvidos pelos alunos da 6ª série sobre a cidade do Salvador, que comemora no dia 29 de março (domingo) 460 anos. Já a professora de inglês, Conceição Rodrigues, falou da inauguração simultânea da biblioteca Patrícia Machado. “Ela é uma brasileira que mora em Nova York e investe na educação do Brasil. Os livros foram doados por ela para estimular nossos estudantes a prenderem a língua”, explica.