Escola começa atividades pela Paz

25 de ago de 2008 - dev

Um Toque de Paz é o novo projeto da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), onde todas as escolas municipais deverão desenvolver ações em prol da paz, na próxima sexta-feira (29). Engajados à iniciativa, a Escola Municipal Maria Constança aproveitou a realização do II Congresso Cultural da Juventude, nos dias 22 e 23 de agosto, para já trabalhar com a temática.

A idéia central foi abordar a Paz para a Construção do Humano que possibilitou aos estudantes da unidade o acesso a palestras, oficinas, mine-cursos, cinema e um encontro ecumênico. “Conseguimos sentir a empolgação dos alunos com as nossas atividades. Eles se envolveram muito com o assunto e com as ações promovidas, aprendendo sobre seus direitos e deveres”, diz a coordenadora, Maria Gomes.

Foram convidados a ministrar e participar das ações os educadores do Instituto Cultural Steve Biko, uma entidade que tem como missão promover a ascensão social da população negra através da educação e do resgate de seus valores ancestrais. “Adorei o convite da escola e considero bastante importante. Os estudantes precisam ter uma referência boa quando se fala da sua própria raça”, diz o educando do grupo de direitos humanos e anti-racismo do instituto cultural Steve Biko, Lucas Cidreira.

Flávia dos Santos, estudante do 5º ano do ensino fundamental, diz que assistiu e participou de todas as atividades e considera que não poderia ter um melhor tema para ser abordado no congresso. Ela acredita que a escola e sua comunidade precisam de ações efetivas que eliminem a violência. “Eu aprendi que a paz depende de cada um de nós e o princípio básico dela é o respeito e o amor ao próximo”, finaliza a aluna.