Escola de Cajazeiras XI faz caminhada contra a dengue

07 de abr de 2009 - dev

Uma caminhada organizada pelos estudantes e professores da Escola Municipal de Cajazeiras XI visa conscientizar a comunidade do entorno da unidade escolar sobre os riscos da dengue e a necessidade de eliminar os criadouros existentes na área. A Caminhada Contra a Dengue, que acontece no dia 8 de abril, a partir das 9 horas, é apenas uma das várias atividades desenvolvidas pela escola desde o início do ano letivo para combater a proliferação do mosquito transmissor da doença.

Faxinaços, musicais, caminhadas, palestras, apresentações teatrais e jograis são algumas das ações promovidas pelas escolas municipais engajadas na campanha contra a dengue. “Escola Livre do Mosquito” é o tema escolhido pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), envolvendo as 412 unidades da rede desde o dia 25 de março, início da campanha na Rede Municipal de Ensino em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

A campanha que teve início no ano passado (2008), quando 118 escolas receberam o selo “Escola Livre do Mosquito”, continua este ano informando a população sobre as causas, conseqüências e formas de eliminação dos focos do Aedes Aegypti.

Este ano, a luta contra a dengue chega com novidade: ganha um reforço com a formação dos Agentes Mirins de Saúde. São estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, que vão fortalecer a campanha e contribuir para a orientação da comunidade do seu bairro. Eles serão orientadores e multiplicadores de informações sobre os cuidados necessários com o armazenamento de água e retirada dos materiais inservíveis acumulados nas residências.

Cada unidade escolar disponibilizará 30 alunos que serão capacitados por profissionais da Secretária de Saúde, diretores e coordenadores pedagógicos. A expectativa é de que 210 mil famílias sejam beneficiadas e recebam o selo da campanha e possam fazer parte dos relatórios preenchidos pelos estudantes para as providências cabíveis e eliminação dos possíveis focos.