Alunos da Escola Municipal Malê Debalê celebram Dia da África

25 de maio de 2016 - Jornalismo

Fotos: Tiago Barros / Agecom
O projeto Malezinho comemorou nesta quarta-feira (25) o Dia da África em Salvador, na Escola Municipal Malê Debalê, pela manhã. A escola fica localizada no Parque Metropolitano Do Abaete em Itapuã. O projeto deste ano é uma parceria com o bloco Afro com o tema “O reino dos Rauçais, Malê canta Nigéria”. Houve uma transformação da história em texto, as produções passam pela pedagogia da escola junto à coordenação, para sucessivamente ser transformada em espetáculo que será apresentado ao público escolar.
“O projeto Malezinho é uma ação social do Malê Debalê. Existe desde os anos 1980 e trabalha com crianças e jovens. Ao invés dessas crianças e jovens estarem nas ruas, nas drogas, na violência e em demais coisas negativas, eles estão aqui dentro do Malê Debalê aprendendo sobre a história do bloco, da cultura Afro e do povo negro no Brasil. Ensinamos coisas uteis para a vida, para o ingresso na sociedade, para a construção do caráter e para que essas crianças e jovens se tornem cidadãos de bem através da cultura”, explicou a coordenadora Jane Sales.
25_05_2016_Dia da África_Escola Malê Debalê_Foto_Tiago Barros_Agecom (97)
Para a professora de teatro da escola, Edmea Nascimento, esse é o exemplo que eles têm a oferecer aos alunos enquanto afrodescendentes e por Itapuã trazer um legado histórico sociocultural. “Itapuã foi palco dos negros advindos da África. A história é muito viva, é presente aqui e nós a trazemos para dentro da escola, para que os alunos aprendam sobre a sua ancestralidade”, argumentou.
 “Essa data é muito importante para nós. Trabalhamos o tema não só hoje, mas durante todo o ano letivo, porque nós usamos a pedagogia Griô. A cada ano há um tema diferente. Temos um trabalho com toda comunidade escolar por todo o ano e em 20 de novembro, para reverenciar o dia da Consciência Negra, acontece a culminância desse projeto, onde as turmas da escola apresentam o trabalho produzido durante o ano”, esclareceu a coordenadora da escola Talia Brito.
25_05_2016_Dia da África_Escola Malê Debalê_Foto_Tiago Barros_Agecom (110)