Escola do bairro de Rio Sena recebe palestra da Sucom sobre poluição

31 de mar de 2011 - dev

Os estudantes da 5ª série da Escola Municipal Cidade de Itabuna, localizada na Rua Roberto Veiga Lima, 465, bairro de Rio Sena, foram contemplados nesta quarta-feira (30) com uma palestra promovida pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom). Na ocasião, o assessor técnico da Gerência de Fiscalização e Prevenção à Poluição Sonora (Gefip), Edson Silva, passou informações sobre o trabalho que a autarquia realiza no combate ao uso abusivo de som e tratou de outros temas relacionados ao assunto.

A equipe da Sucom foi recebida com simpatia pelos jovens. A sala de aula comportou um grande número de estudantes, atentos ao conteúdo transmitido. No primeiro momento, Silva exibiu dois vídeos para mostrar os transtornos sociais provocados pela poluição sonora, que muitas vezes leva as pessoas incomodadas a cometerem atos de violência. Em seguida, através de slides, ele apontou os prejuízos causados à saúde das pessoas expostas a altos níveis sonoros. O palestrante também alertou os alunos quanto à produção de ruídos em instituições de ensino, já que as escolas aparecem em 13º lugar na lista dos maiores poluidores sonoros. Ao término da apresentação, a turma recebeu panfletos educativos e fez um minuto de silêncio.

A professora Anairam Falcão elogiou a ideia da realização da palestra. “A proposta foi muito bem aceita por todos aqui da escola, é um ótimo assunto para eles aprenderem. Depois iremos elaborar uma atividade para avaliar o entendimento deles, porque esse conteúdo é muito importante”, pontuou. Já a vice-diretora, Maria Aparecida Cruz, disse que o assunto abordado é interessante para alunos e educadores, aprovando a iniciativa. “É uma boa oportunidade para orientar os estudantes em relação ao barulho provocado por eles na própria escola. A Sucom está de parabéns”.

Danos da poluição sonora – De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a poluição sonora é o terceiro maior problema ambiental do planeta, atrás da poluição do ar e da água. O excesso de barulho pode causar estresse, insônia, infecções, gastrite, prisão de ventre, pressão alta, infarto, derrame e impotência sexual.

Para denunciar casos de abuso em Salvador, o cidadão pode ligar para o telefone (71) 2201-6660. O atendimento da Sucom funciona 24 horas.