Escola do Trobogy vence prêmio nacional sobre educação viária

22 de dez de 2016 - Jornalismo

A Escola Municipal 2 de Julho (Trobogy) foi um dos destaques do Encontro Nacional do programa Educação Viária é Vital, promovido em São Paulo pela Fundación Mapfre, instituição sem fins lucrativos que promove e desenvolve atividades de interesse geral da sociedade. Intitulado “Prosa no Buzu”, o projeto foi premiado como destaque nacional na categoria “Circulando na Cidade” na edição 2016 do “Programa Educação viária Vital”.

O projeto é uma intervenção urbana de natureza educativo-cultural efêmera, implementada numa linha de ônibus coletivo, cujos pontos de partida e chegada compreendem o trecho Trobogy x Lapa, via Comércio, tendo como objetivo geral operacionalizar de forma compartilhada um conceito de “escola móvel”, desejosa de interagir com a dinâmica cotidiana da cidade por ela habitada.

A iniciativa foi articulada pelo professor Ivan Farias (geografia), em parceria interdisciplinar com os professores Amilton Júnior (inglês), Rosimeire Câncio (ciências) e Gene de Jesus (pedagogia), protagonizado por uma equipe discente voluntária de 12 alunas do 9º ano do ensino fundamental II da unidade escolar.

Assista ao vídeo!

Educação Viária é Vital – O programa “Educação Viária é Vital” visa incentivar à convivência harmoniosa no trânsito, estabelecendo novas formas de se relacionar com os espaços de circulação viária, consolidando uma ação educativa interessada em promover uma boa convivência social. Para tanto, objetiva formar os professores e coordenadores pedagógicos para o desenvolvimento de projetos pedagógicos com os alunos, a fim de que haja a consolidação da temática no cotidiano da escola.

Desde 2004, o programa já impactou mais de 3,5 milhões de alunos, distribuídos em 10 mil escolas de 100 cidades em 16 estados brasileiros. Mais de 100 mil educadores também fizeram parte do projeto, que tem como principal objetivo reverter a situação atual de violência no trânsito, com discussões sobre o tema em salas de aula e ações sobre as condições de circulação viária das comunidades próximas às escolas.

prosa-no-buzu-dia-d-celebracao