Escola é exemplo de desempenho

09 de jul de 2007 - dev

Luiza Torres

Para a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Cid Passos, Patrícia Barral, o segredo para um bom desempenho dos alunos no Ensino Fundamental e outros níveis, como Ensino Médio e até Superior, está na formação na Educação Infantil. A escola, localizada no subúrbio de Coutos, obteve 4,2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ou seja, acima da média nacional que é de 3,8.

Segundo a diretora, há uma preocupação constante com o método de ensino e o projeto pedagógico, principalmente os direcionados para a Educação Infantil. Ela explica que a partir dos 3 anos, as crianças já têm um contato com as letras, através de listagem de frutas e verduras oferecida no cardápio escolar, receitas e com letras de música. “Eles ainda não fazem uma leitura como nós, mas já conseguem fazer uma leitura de associação”. Além de incentivar a leitura, a unidade de ensino desenvolve o sistema lógico e matemático das crianças, através de jogos interativos. A Cid Passos tem 466 alunos da Educação Infantil a 4ª série.

A vice-diretora da Escola Municipal D. Pedro I, Simone Azevedo, acredita que a avaliação do Ideb serve como reflexão para os educadores. “Com base nessa avaliação analisamos nossos métodos na sala de aula”, acredita a vice-diretora. Segundo ela, a escola está em um processo de revisão de projeto pedagógico, promovendo encontros que definem melhor a avaliação a ser aplicada na sala de aula, a fim de melhorar o desempenho do alunado.

IDEB – O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados com informações sobre rendimento escolar. Foi desenvolvido para ser um indicador que sintetiza informações de desempenho em exames padronizados – Prova Brasil ou Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) com informações sobre rendimento escolar (taxa média de aprovação dos estudantes na etapa de ensino). O índice vai de zero a dez.

O Ideb nacional, hoje, é de 3,8 nos anos iniciais do ensino fundamental (quarta série); 3,5 nos anos finais do ensino fundamental (oitava ou nona série) e 3,4 no ensino médio.

Lançado em abril deste ano pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep / MEC), o Ideb se baseia na lógica de que o sistema de ensino ideal é aquele em que todas as crianças e adolescentes têm acesso ao ensino, não desperdiçam tempo com repetências, não abandonam a escola e aprendem