Escola em Mussurunga recebe caminhão itinerante de fotografia

29 de jul de 2016 - Jornalismo

Alunos da Escola Municipal Padre Manoel Correia, em Mussurunga I, foram agraciados com o projeto Photo Truck durante três dias desta semana (segunda, terça e nesta sexta). A iniciativa levou aos estudantes um caminhão itinerante que dissemina aprendizados históricos, teóricos e práticos da fotografia. O projeto é de organização da Image Mágica, em parceria com a CCR Metro Bahia, que percorrerá até agosto 30 escolas municipais espalhadas pelo Brasil.
O caminhão é equipado com câmara escura e uma cabine fotográfica para selfie. Em determinado momento, os estudantes fizeram saídas fotográficas e criaram frases reflexivas com temas do cotidiano. “A nossa temática foi orientá-los a refletir sobre qual é a  mensagem que queriam deixar para o mundo. O objetivo é que eles fotografem, pensando a partir de um olhar apurado sobre o lugar onde vivem e o que eles querem. A gente entende a fotografia como ferramenta de comunicação e de transformação social”, explicou uma das educadoras do projeto, Fernanda Lima.
A Escola Padre Manoel Correia possui 695 alunos do pré-escolar ao 5º ano do ensino fundamental e foi a primeira vez que o caminhão itinerante estacionou no pátio da unidade para levar às crianças oficinas e o conhecimento do universo da fotografia. Alexandre Santos, 11 anos, aluno do 4º ano, participou das oficinas promovidas pelo Photo Truck, na última segunda (25), e curtiu a iniciativa. “Achei legal. Eu aprendi a tirar foto, aprendi o que era câmara escura…Um bocado de coisas”, citou.
Ao lado dele, Isabele Almeida, 10, do 5º ano, também ficou entusiasmada por ter participado das atividades práticas de fotografia na última quarta (27). “Nós tiramos várias fotos e escrevemos uma frase legal sobre o que achamos do mundo. Há várias fotografias nossas no muro da escola”, disse a estudante, apontando para um mural cheio de imagens tiradas por ela e pelos colegas.
A diretora Margarida Canabrava elogiou os aprendizados passados pelos educadores do projeto. “Aqui existem alunos de várias comunidades, a exemplo do Bairro da Paz, da Estrada Velha, da Colina, de Vila Verde. Eles não têm muitas atividades que venham de fora. Para nós, é importante que os estudantes tenham contato com algo diferente. Além do mais, eles aprenderam a fotografar e escrever frases. Isso é importante para desenvolver a escrita e a leitura”, ressaltou.
O projeto também esteve na Escola Municipal Parque São Cristóvão nos dias 27 e 28 de julho e na Municipal Pe. Manuel Correia de Souza nos dias 25 e 26 de julho.
29_07_2016_Caminhão Intinerante Escola_Smed_Foto_Jefferson Peixoto_Agecom (7)