Escola em Pauta: Entrevista com a gestora Cassia Ferreira sobre regularização de fluxo

17 de dez de 2015 - Jornalismo

O programa de regularização de fluxo Idade Certa, realizado pela secretaria Municipal da Educação (SMED), foi o tema do Escola em Pauta de 17 de dezembro em 2015. “Temos relatos de crianças que nos dizem que depois do programa se sentem outra pessoa. Aprovar nossos alunos com êxito, sabendo que aqueles meninos saíram muito bem e que estão preparados para turmas em outros lugares, nos faz muito feliz”, disse Cassia Ferreira, gestora da Escola Municipal Fazenda Grande II Ministro Carlos Santana (Cajazeiras).

O Programa de Regularização de Fluxo Idade Certa, desenvolvido pela SMED, é uma alternativa política para os alunos da Rede de Ensino de Salvador em defasagem idade-série avançarem mais rapidamente nos estudos, sem perda da qualidade do ensino, passando a frequentar o ano compatível à sua idade. O programa apresenta como objetivo regularizar o fluxo escolar dos alunos do ensino fundamental de 3º ao 5º e do 6º ao 9º anos, bem como alfabetizar os alunos em situação de defasagem idade-série que não dominam a base alfabética, possibilitando a posterior aceleração da aprendizagem.

Com base na identificação e localização dos alunos defasados, é elaborado um plano para regularizar o fluxo escolar que, em princípio, deve acontecer dentro de um prazo máximo de cinco anos, no município, e de um ano para cada escola, de maneira a não criar estigma de programa para alunos atrasados. Dos cerca de oito mil alunos atendidos pelo programa em 2015, 90% aprenderam a ler ou voltaram para turma de origem. Alguns tinham até três anos de atraso. O objetivo para o ano de 2016 é atingir a meta de 12 mil alunos.

Ouça a entrevista completa: