Escola Manoel Faustino é inaugurada

05 de set de 2006 - dev

A alegria dos estudantes e professores marcaram a reinauguração da Escola Municipal de Itacaranha Manoel Faustino, que foi totalmente reformada pela Prefeitura Municipal do Salvador, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura. A escola, que tem capacidade para atender cerca de 250 estudantes do Ensino Fundamental, possui quatro salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, área de lazer completa, banheiro adaptado para portadores de necessidades especiais, depósito de gêneros alimentícios e refeitório. Desde o início desta gestão, a prefeitura já construiu cinco escolas municipais, reconstruiu quatro e reformou sete. O evento contou com apresentação da fanfarra da Escola Municipal Fazenda Coutos, apresentação artística, jogral, lançamento do concurso de desenho e literário Manoel Faustino, manhã de autógrafo do livro “A Guerra da Bahia” e entrega simbólica do Kit Fardamento.

Segundo a diretora da unidade de ensino, Maria Betania Bonfim, há cinco anos os estudantes e a comunidade esperavam pela reforma da escola, com uma estrutura física que atendesse as necessidades dos alunos. “Graças à Secretaria da Educação e ao Prefeito João Henrique a Escola Municipal de Itacaranha agora está pronta para atender as nossas crianças e adolescentes. Os alunos sentem-se orgulhosos por estudar em um ambiente de qualidade, que irá proporcioná-los um ensino além da sala de aula”, afirma. Para a dona de casa, Maria Conceição, que tem dois filhos na escola, a reforma chegou em boa hora. “Meus filhos terão o que eu nunca tive oportunidade de ter, que é um curso de informática. Agora, eles estarão em contato com o mundo moderno. Isto é muito bom.” ressalta.

Bastante emocionado, o prefeito João Henrique descerrou a placa da escola, que atende a comunidade de Plataforma e Itacaranha, Subúrbio Ferroviário. Além da reforma da escola, o prefeito anunciou outras obras para o subúrbio, como a travessia Plataforma-Ribeira, o funcionamento dos trens aos domingos, a chegada de mais trens para Salvador. “Esta administração pretende dar o melhor para a população do subúrbio, tão esquecida pelo poder público. O subúrbio deve ser olhado com o olhar do coração e a educação é o inicio de tudo”, afirma. O secretário municipal da Educação e Cultura, Ney Campello, afirmou que esta inauguração tem um grande significado para a comunidade de Itacaranha, que sempre lutou para ver suas crianças em um ensino de qualidade. Para ele, o nome da escola tem tudo a ver com a história da localidade, porque Manoel Faustino foi um jovem negro, que morreu defendendo os ideais de liberdade, fraternidade e igualdade.

Para o historiador e presidente da Fundação Palmares, Ubiratan Castro, o nome dado a escola não poderia ter sido outro. O historiador defende que as escolas, ruas e outras instituições de Salvador devem homenagear os verdadeiros heróis, que lutaram em defesa do estado baiano. “Vamos parar com a mania de nomear as ruas, praças e escolas da cidade com nomes de políticos e de filhos de políticos”, ressalta. Logo depois da inauguração, Ubiratan Castro, realiza uma manhã de autógrafos do livro “A Guerra da Bahia” e aproveitou para lançar um concurso de desenho e redação sobre Manoel Faustino dos Santos.

História: Manoel Faustino dos Santos Lira nasceu em 1777 em Santo Amaro da Purificação. Filho de Raimundo Ferreira e de Felizarda, escrava do Padre Antonio Francisco Pinto, era negro liberto e exerceu a profissão de alfaiate.

Foi condenado à morte por enforcamento e executado na Praça da Piedade em 8 de novembro de 1799 por participar dos movimentos para a Revolta dos Búzios que pretendia dominar e apoderar-se do governo da capitania, proclamar a República (em que haveria direitos iguais para todos os cidadãos) e separá-la do domínio português.

O busto do herói foi colocado na Praça da Piedade junto com dos seus companheiros de luta João de Deus, Lucas Dantas e Luiz Gonzaga.